DESAFIOS ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Adaptabilidade profissional e busca pela autoestima

Autores

Palavras-chave:

Adaptabilidade profissional, autoestima, inteligência emocional

Resumo

O trabalho é uma resenha de artigo científico internacional, publicado em periódico relevante - International Journal of Adolescent and Youth. A obra original foi publicada em língua inglesa, no Reino Unido, em um periódico que possui como escopo identificar, examinar e comparar questões, problemas e políticas sociais relacionadas aos estudantes jovens em todo o mundo. Como contribuição prática, ressaltamos que esse journal merece a atenção de pesquisadores e profissionais da Grande Área de Ciências Humanas. Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores. Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ou mesmo, a decisão de consumo da própria obra original. Acredita-se que as contribuições social e prática do projeto estimulam a circulação de conhecimento de vanguarda, as atividades de extensão e de pesquisa e o maior intercâmbio entre a comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Ribeiro Predes Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, ademirpredes@ufrrj.br

Mestre Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia e Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Servidor técnico-administrativo em educação, Vice-diretor do Departamento de Esportes e Lazer da Pró-reitoria de Extensão da UFRRJ e Tutor à Distância do CEDERJ no Curso de Bacharelado em Administração da UFRRJ. Pesquisador do GECAPEP - Grupo de Pesquisas  Gestão de Carreira e Planejamento Estratégico Pessoal

Wellington dos Santos Fortunato, Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ), Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil, wfortunato@outlook.com.br

Wellington dos Santos Fortunato atua como tutor presencial na disciplina de Introdução à Administração e Comportamento Organizacional no Consórcio Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ. Possui pós-graduação em Gestão Estratégica em Saúde (2023) e em Gestão de Pessoas (2024). Além disso, é pesquisador registrado no CNPq, integrando o Grupo de Pesquisas GeCaPEP – Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal. Suas principais linhas de pesquisa e interesses de investigação incluem planejamento estratégico pessoal, gestão de carreiras, liderança empresarial, gestão estratégica de pessoas e rotatividade de empregados.

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil, mvcalvosa@yahoo.com.br

Professor Associado – DCAd.UFRRJ / Líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP – CNPq/UFRRJ / Bacharel em Administração Pública e em Administração de Empresa - UFRRJ, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior - UFRRJ, Pós-graduado em Estatística Aplicada – USP, Mestre em Estratégia e Negócios - UFRRJ, Doutor em Administração - FEA.USP / Coordenador de Extensão e de Projetos do DCAd.UFRRJ / Coordenador de Área EaD Administração - CEDERJ e UAB / Coordenador Geral do Programa de Extensão DEGECAR – UFRRJ / Avaliador Institucional do INEp.Basis/MEC.

Downloads

Publicado

14-01-2025

Como Citar

PREDES JUNIOR, A. R.; FORTUNATO, W. dos S.; CALVOSA, M. V. D. DESAFIOS ENTRE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: Adaptabilidade profissional e busca pela autoestima. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80158. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Resenha