PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA:

ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ARAÇATIBA, VIANA - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333

Palavras-chave:

Comunidade quilombola. Educação étnico-racial. Práticas educativas. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

O artigo analisa a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola de Viana-ES, considerando os marcos regulatórios da educação étnico-racial. Utilizando a abordagem teórica dos estudos decoloniais e os pressupostos filosóficos da formação humana em diálogo com a educação para as relações étnico-raciais, a pesquisa qualitativa emprega estudo de caso, análise documental (legislações, projeto político-pedagógico e práticas docentes), técnicas de observação participante e questionários junto aos profissionais da escola. Os resultados indicaram uma efetiva integração da unidade escolar com a comunidade, valorizando o patrimônio histórico-cultural e destacando a importância de práticas pedagógicas que reforcem a identidade e o pertencimento. Este estudo contribui para a implementação eficaz de abordagens educativas que promovem uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

REZENDE, A.; DE RESENDE FERREIRA, M. J.; RODRIGUES, S.; LEMOS SATHLER, M. PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: : ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ARAÇATIBA, VIANA - ES. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.80333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80333. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas