PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA

Estudo de caso da Escola Araçatiba, Viana - ES

Autores

  • Aldo Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, aldo.rezende@ifes.edu.br https://orcid.org/0000-0001-7239-1002
  • Maria José de Resende Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, majoresende@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-9442-0468
  • Sidney Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, 1979.sid.rodrigues@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4777-1748
  • Maicon Lemos Sathler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Macapá, Amapá, Brasil, maicon.sathler@ifap.edu.br https://orcid.org/0000-0003-1804-2148

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333

Palavras-chave:

Comunidade quilombola. Educação étnico-racial. Práticas educativas. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

O artigo analisa a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola de Viana-ES, considerando os marcos regulatórios da educação étnico-racial. Utilizando a abordagem teórica dos estudos decoloniais e os pressupostos filosóficos da formação humana em diálogo com a educação para as relações étnico-raciais, a pesquisa qualitativa emprega estudo de caso, análise documental (legislações, projeto político-pedagógico e práticas docentes), técnicas de observação participante e questionários junto aos profissionais da escola. Os resultados indicaram uma efetiva integração da unidade escolar com a comunidade, valorizando o patrimônio histórico-cultural e destacando a importância de práticas pedagógicas que reforcem a identidade e o pertencimento. Este estudo contribui para a implementação eficaz de abordagens educativas que promovem uma educação antirracista.

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Publicado

18-12-2024 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

REZENDE, A.; FERREIRA, M. J. . de R.; RODRIGUES, S.; SATHLER, M. L. PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: Estudo de caso da Escola Araçatiba, Viana - ES. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80333. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas