PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA:
ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ARAÇATIBA, VIANA - ES
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333Palavras-chave:
Comunidade quilombola. Educação étnico-racial. Práticas educativas. Projeto Político Pedagógico.Resumo
O artigo analisa a relação dialógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba com a comunidade quilombola de Viana-ES, considerando os marcos regulatórios da educação étnico-racial. Utilizando a abordagem teórica dos estudos decoloniais e os pressupostos filosóficos da formação humana em diálogo com a educação para as relações étnico-raciais, a pesquisa qualitativa emprega estudo de caso, análise documental (legislações, projeto político-pedagógico e práticas docentes), técnicas de observação participante e questionários junto aos profissionais da escola. Os resultados indicaram uma efetiva integração da unidade escolar com a comunidade, valorizando o patrimônio histórico-cultural e destacando a importância de práticas pedagógicas que reforcem a identidade e o pertencimento. Este estudo contribui para a implementação eficaz de abordagens educativas que promovem uma educação antirracista.
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