Vol. 47 No. 3 (2022): Conferência Nacional Popular de Educação e a Democratização das Políticas Educacionais: Sujeitos, Processos E Proposições

					Afficher Vol. 47 No. 3 (2022): Conferência Nacional Popular de Educação e a Democratização das Políticas Educacionais: Sujeitos, Processos E Proposições

O referido dossiê tem por proposta situar o cenário atual de retrocessos nas políticas educacionais no país, balizados por políticas neoliberais e neoconservadoras, e, sobretudo, analisar os movimentos de resistência desenvolvidos pelo Fórum Nacional de Educação Popular (FNPE). Nesta ótica, busca analisar, especialmente, o papel dos sujeitos coletivos que compõem o FNE, bem como,  os processos de organização, incluindo sistematização, estrutura, dinâmicas político-pedagógicas  e a construção coletiva de proposições, visando a democratização das políticas educacionais, tendo por eixo a efetiva materialidade da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE 2022) em suas etapas municipais, estaduais, distrital e nacional.

Publié-e: 2023-01-03

Expediente

Dossiê

Política e Gestão da Educação

  • REFLEXÕES URGENTES: A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁXIS EMANCIPATÓRIA FRENTE AO CONTEXTO BRASILEIRO

    Livian Lino Netto , Julia Rocha Clasen, Aline Accorssi
    979-993
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71403
  • O FIM DO MUNDO DO FIM

    Maria Luiza Süssekind, Fábio André Diniz Merladet, Maria Giulia Scheeffer d’Avignon
    994-1008
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74736
  • AS IMPLICAÇÕES DO NEOCONSERVADORISMO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: UM ESTUDO A PARTIR DO GOVERNO BOLSONARO

    Maria Luciene da Silva Araújo, Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Gilcélia Batista de Góis, Ruth Maria de Paula Gonçalves
    1009-1025
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72239
  • PROJETOS DE INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTOS DIVERSOS: ESTUDOS SOBRE BRASIL E FRANÇA

    Emilia Peixoto Vieira
    1026-1045
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72582
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS

    Wagner Feitosa Avelino, Edna Morais Andrade de Almeida, Karla de Magalhães Carvalho
    1046-1063
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71498
  • CONDIÇÕES DE OFERTA NO ENSINO MÉDIO ALAGOANO E GOIANO: DESAFIOS À PERMANÊNCIA EXITOSA

    Mônica de Morais Sampaio Silva, Gilvan Luiz Machado Costa
    1064-1081
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72179
  • SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA LUTA DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DAS TUCANDEIRAS DE JAMBUAÇU - MOJU/PA

    Agatha Leticia Eugênio da Luz, Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Waldirene dos Santos Castro
    1082-1100
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72096
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA E RESISTÊNCIA: IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS E CURRICULAR

    Fabrício Cesar da Costa Rodrigues, Magno Kamiran Oliveira Sousa Tembé
    1101-1117
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73435
  • ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO

    Fabyano Correa Wagner, Elize Keller-Franco, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza
    1118-1138
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72993
  • EGRESSOS DA ESCOLA DO CAMPO: TRAJETÓRIAS EXITOSAS DE ESTUDANTES DO PIBID

    Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Simone Cabral Marinho dos Santos
    1139-1156
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71712
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA CONTRA A OPRESSÃO

    Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Antonio Tiago Lopes dos Santos, Deorge Lucas Lopes Martins
    1157-1168
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73280
  • A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO

    Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Marilda Shuvartz
    1169-1185
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72128
  • PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESTUDAR EM PAZ

    Flávia Tavares Beleza, Viviane Neves Legnani
    1186-1200
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72092
  • ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE EM GOIÁS

    Lara Percílio Santos, Isabela de Oliveira Rosa, Altair José dos Santos, Geisa Nunes de Souza Mozzer
    1201-1217
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71982
  • DIAGNÓSTICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAIS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Ana Carolina Wille, Letícia Paludo Vargas, Cíntia Neves Godoi
    1218-1233
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71156
  • POLÍTICA EDUCACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE SEUS EDUCADORES: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

    Solange Martins Oliveira Magalhães, José Maria Baldino, Sílvia Adriane Tavares de Moura
    1234-1247
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71731
  • TRABALHO PEDAGÓGICO COM TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GOIÁS DURANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA DE COVID-19

    Rosemara Perpetua Lopes, Fábio Rezende Coimbra
    1248-1269
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72873
  • GESTO DE BATUCAR

    Tiago Lazzarin Ferreira
    1270-1283
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71532
  • COTAS ÉTNICO-RACIAIS NAS UNIVERSIDADES E PARADIGMAS DO DIREITO: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL

    Icaro Jorge Da Silva Santana, Leandro Reinaldo da Cunha, Rita de Cassia Dias Pereira de Jesus
    1284-1297
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71506