SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA LUTA DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DAS TUCANDEIRAS DE JAMBUAÇU - MOJU/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72096

Resumo

Esse artigo toma como base uma pesquisa de Mestrado em Educação que analisou o processo de luta de mulheres negras quilombolas pelo reconhecimento e afirmação do território quilombola de Jambuaçu (MOJU/PA). Para tanto, ele centraliza na trajetória de luta do Movimento das Tucandeiras, focando em seus saberes e processos educativos emergentes dessa luta. Com isso, objetivamos evidenciar os saberes e processos educativos enraizados e construídos nessa trajetória de luta do movimento, apontando para a existência de outras epistemes, pedagogias e sociabilidades na Amazônia. Assim, como resultado, é possível identificar, na luta dessas mulheres, saberes e processos educativos reveladores de uma pedagogia decolonial. Essa pesquisa se assenta numa abordagem qualitativa, dando ênfase na narrativa dessas mulheres acerca de sua trajetória de luta pelo reconhecimento e afirmação de seus direitos ao território quilombola.

PALAVRAS-CHAVE: Saberes. Processos Educativos. Mulheres Negras Quilombolas. Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agatha Leticia Eugênio da Luz, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, agatha_letici@hotmail.com

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UEPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas, GEPPSEMA/UEPA.

Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, sergio.correa@uepa.br

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UEPA). Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED-UFRN), por meio do PROCAD-Amazônia. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG) com Doutorado Sanduíche pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens da Amazônia (GEPPSEMA).

Waldirene dos Santos Castro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, walqj71@gmail.com

Liderança Quilombola do Movimento de Mulheres – As Tucandeiras. Coordenadora de Educação para Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação de Moju/PA e Mestranda em Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA-UFPA).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

LUZ, A. L. E. da; CORRÊA, S. R. M.; CASTRO, W. dos S. SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMERGENTES DA LUTA DE MULHERES NEGRAS QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DAS TUCANDEIRAS DE JAMBUAÇU - MOJU/PA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1082–1100, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72096. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72096. Acesso em: 29 mar. 2024.