PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESTUDAR EM PAZ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72092Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa teórica para fundamentar conceitualmente o Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar, projeto de extensão do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP), da Universidade de Brasília (UnB). O foco de sua argumentação pauta-se nos processos de subjetivação política desencadeados nos contextos educativos a partir da práxis desenvolvida pelo projeto, a mediação social transformadora. O texto está dividido em duas partes: a primeira traz uma análise sobre a racionalidade neoliberal vigente, formas de governamentalidade e modos de subjetivação, com ênfase no referencial crítico de Michel Foucault (2008a, 2008b); a segunda suscita reflexões sobre a práxis do projeto e as possibilidades de oposição à governamentalidade neoliberal, conforme as concepções de Jacques Rancière (1996, 2018).PALAVRAS-CHAVE: Subjetivação Política. Racionalidade Neoliberal. Governamentalidade. Mediação Social Transformadora.
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