PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESTUDAR EM PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72092

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa teórica para fundamentar conceitualmente o Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar, projeto de extensão do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP), da Universidade de Brasília (UnB). O foco de sua argumentação pauta-se nos processos de subjetivação política desencadeados nos contextos educativos a partir da práxis desenvolvida pelo projeto, a mediação social transformadora. O texto está dividido em duas partes: a primeira traz uma análise sobre a racionalidade neoliberal vigente, formas de governamentalidade e modos de subjetivação, com ênfase no referencial crítico de Michel Foucault (2008a, 2008b); a segunda suscita reflexões sobre a práxis do projeto e as possibilidades de oposição à governamentalidade neoliberal, conforme as concepções de Jacques Rancière (1996, 2018).

PALAVRAS-CHAVE: Subjetivação Política. Racionalidade Neoliberal. Governamentalidade. Mediação Social Transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Tavares Beleza, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, flaviabeleza11@gmail.com

Doutoranda na Faculdade de Educação – FE (UnB); Advogada; Mestre em Política Social (UnB); Pesquisadora do Núcleo de Estudos para Paz e Direitos Humanos – NEP/ Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM (UnB).

Viviane Neves Legnani, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, vivilegnani@gmail.com

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília e Pós Doutorado pela Universidade Católica de Brasília (2014/2015) e pela Universidade Federal de Goiás (2019/2020). Atualmente orienta e pesquisa as seguintes temáticas: psicanálise, educação e inclusão escolar; educação e política; infância e adolescência contemporâneas e psicopatologias do segmento infanto-juvenil.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

BELEZA, F. T.; LEGNANI, V. N. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NOS CONTEXTOS EDUCATIVOS E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ESTUDAR EM PAZ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1186–1200, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72092. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72092. Acesso em: 19 abr. 2024.