EDUCAÇÃO INDÍGENA E RESISTÊNCIA: IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS E CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73435

Resumo

Este artigo registra o processo de reivindicações e debates no contexto da construção de um novo ideal de educação emancipatória, no bojo da ressignificação do currículo diferenciado e na busca de alternativas centradas na cultura lúdica, como ferramentas de aprendizagem nas escolas indígenas. O estudo discute politicamente as lutas pelos seus direitos, representando, assim, uma proposta pedagógica que envolve a implementação do currículo, o calendário escolar e a valorização da língua materna Tembé. A pesquisa desenvolve-se a partir de relatos feitos durante as sessões especiais em audiências públicas realizadas em Belém do Pará, no período de 2017 a 2020, apresentando como referencial as discussões coletivas nas aldeias indígenas de São Pedro e de Frasqueira, localizadas na Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG). Os resultados desse estudo demonstram, apesar de todos os avanços nos documentos oficiais, que a constituição propõe, além das audiências públicas, que ainda não é suficiente a aplicação de todo seu potencial na educação escolar indígena. Faz-se necessário uma discussão sobre os desafios sobre as múltiplas realidades que coexistem nesse ambiente, para que se estabeleçam efetivamente as políticas públicas nas escolas indígenas.

PALAVRAS-CHAVE: Saber Tradicional. Resistência. Currículo. Interculturalidade. Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Cesar da Costa Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, fabtembe@gmail.com

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pedagogo formado pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (Numa/UFPA). Atua também como pesquisador e consultor junto às lideranças e professores indígenas Tembé no Território Indígena do Alto Rio Guamá-TIARG e na Comunidade indígena São José, Território Turé Mariquita-1 (Povo Turiwara) no município de Tomé-Açu (Pará).

Magno Kamiran Oliveira Sousa Tembé, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Santa Luzia do Pará, Pará, Belém, kamirantembe@gmail.com

Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Cacique da Aldeia São Pedro e Diretor da Escola Estadual Indígena Francisco Magno Tembé. Especialista em Educação Escolar Indígena pela UEPA (2019), mestrando do Curso de Pós-graduação em Educação Escolar Indígena-PPGEEI do Núcleo de Formação Indígena-NUFI/UEPA.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

RODRIGUES, F. C. da C.; TEMBÉ, M. K. O. S. EDUCAÇÃO INDÍGENA E RESISTÊNCIA: IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS E CURRICULAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1101–1117, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73435. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73435. Acesso em: 18 abr. 2024.