CONFERÊNCIA ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: TRINCHEIRA PARA A DISPUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73925Resumo
À luz da perspectiva crítico-dialética e assentando-se em fontes bibliográficas e empírico-documentais, este artigo objetiva problematizar as principais tensões e os desafios que se colocaram no movimento de realização da 2ª Conferência Estadual Popular de Educação do Tocantins, em maio de 2022, abordando, para isso, os sujeitos coletivos, meandros da organização e construção de proposições do evento. Tomando as Conferências Populares como movimentos e espaços de resistência política às medidas educacionais que negam o direito à educação e como mecanismos de gestão democrática e planejamento de políticas públicas educacionais, esta pesquisa reitera sua importância nesta conjuntura de inviabilização da educação pública. Esse movimento materializa a contradição, com a disputa entre classes no debate e na construção de propostas para o campo educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Conepe-Tocantins. Política Educacional. Gestão Democrática da Educação. Conferências de Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.