CONFERÊNCIA ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: TRINCHEIRA PARA A DISPUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73925

Resumo

À luz da perspectiva crítico-dialética e assentando-se em fontes bibliográficas e empírico-documentais, este artigo objetiva problematizar as principais tensões e os desafios que se colocaram no movimento de realização da 2ª Conferência Estadual Popular de Educação do Tocantins, em maio de 2022, abordando, para isso, os sujeitos coletivos, meandros da organização e construção de proposições do evento. Tomando as Conferências Populares como movimentos e espaços de resistência política às medidas educacionais que negam o direito à educação e como mecanismos de gestão democrática e planejamento de políticas públicas educacionais, esta pesquisa reitera sua importância nesta conjuntura de inviabilização da educação pública. Esse movimento materializa a contradição, com a disputa entre classes no debate e na construção de propostas para o campo educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Conepe-Tocantins. Política Educacional. Gestão Democrática da Educação. Conferências de Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, lagaresrose@gmail.com

Pós-doutora em Educação (Unoesc, 2019), doutora e mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas do Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/Rede Educanorte). Líder do Grupo de estudo, pesquisas e extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES. Diretora da Anpae Tocantins. Filiada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e à Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae). Membro do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE-TO).

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, carvalho1917@gmail.com

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de formadores da Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural, ao Núcleo de Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED) e à Rede Universitas/BR.

Paulo Fernando de Melo Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, paulofernando@uft.edu.br

Doutor em Educação (UFG). Mestre em Educação (UERJ). Historiador (UFRJ) e Pedagogo (UERJ). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. Coordena o Projeto Central QualiTopama (em parceria com o Ministério da Saúde) e o Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos (NIEDIH), desenvolvendo estudos acerca de metodologias do ensino de História e direitos humanos. Membro do Laboratório para Estudos sobre Carreira Docente (LECDOC/UFT) do Projeto Universidade da Maturidade (UMA/UFT).

Greice Quele Mesquita Almeida, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Dianópolis, Tocantins, Brasil, greice.almeida@ifto.edu.br

Doutoranda em Educação na Amazônia pela UFPA/UFT- Rede EDUCANORTE. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (2014). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2010). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins, campus Dianópolis. Filiada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e à Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

LAGARES, R.; CARVALHO, R. F. de; MARTINS, P. F. de M.; ALMEIDA, G. Q. M. CONFERÊNCIA ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: TRINCHEIRA PARA A DISPUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 925–944, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73925. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73925. Acesso em: 8 out. 2024.