CONFERÊNCIA ESTADUAL POPULAR DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: TRINCHEIRA PARA A DISPUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73925Resumo
À luz da perspectiva crítico-dialética e assentando-se em fontes bibliográficas e empírico-documentais, este artigo objetiva problematizar as principais tensões e os desafios que se colocaram no movimento de realização da 2ª Conferência Estadual Popular de Educação do Tocantins, em maio de 2022, abordando, para isso, os sujeitos coletivos, meandros da organização e construção de proposições do evento. Tomando as Conferências Populares como movimentos e espaços de resistência política às medidas educacionais que negam o direito à educação e como mecanismos de gestão democrática e planejamento de políticas públicas educacionais, esta pesquisa reitera sua importância nesta conjuntura de inviabilização da educação pública. Esse movimento materializa a contradição, com a disputa entre classes no debate e na construção de propostas para o campo educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Conepe-Tocantins. Política Educacional. Gestão Democrática da Educação. Conferências de Educação.
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Copyright (c) 2022 Rosilene Lagares, Roberto Francisco de Carvalho, Paulo Fernando de Melo Martins, Greice Quele Mesquita Almeida

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