FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO E CONAPE COMO ESPAÇOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PROPOSITIVA NO BRASIL

Autores

  • Luiz Fernandes Dourado Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luizdourado1@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5212-6607
  • Heleno Araújo Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Brasília, Distrito Federal, Brasil, luizdourado1@gmail.com
  • Walison Maurício de Pinho Araújo Ministério da Educação (MEC), Brasília, Distrito Federal, Brasil, walissonmauricio@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9200-7757

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74890

Resumo

O artigo pretende situar os atuais retrocessos nas políticas educacionais, consequências das medidas encaminhadas pelos Governos Federal Temer e Bolsonaro, com realce para o redesenho de políticas públicas educacionais destacando, neste contexto, a intervenção unilateral do Governo nos espaços de democracia participativa como o Fórum Nacional de Educação (FNE). Como contraposição, situa o movimento de construção e consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2022) como processos de participação da sociedade civil no debate educacional nacional constituindo-se, portanto, como espaços coletivos de resistência e proposição de políticas educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Conape. Educação. Resistência. Proposição. Direito à Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luizdourado1@gmail.com

Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e Membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Heleno Araújo, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Brasília, Distrito Federal, Brasil, luizdourado1@gmail.com

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Coordenador Executivo do Fórum Nacional Popular de Educação e Professor da Rede Estadual de Educação de Pernambuco.

Walison Maurício de Pinho Araújo, Ministério da Educação (MEC), Brasília, Distrito Federal, Brasil, walissonmauricio@gmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Orientação Educacional pela UnB (2005), pós-graduação em Políticas Públicas de Educação pela ENAP/MPOG (2008) e especialização em Administração Pública pela FGV (2012). Técnico concursado de nível superior do Ministério da Educação, tem experiência na área de Educação e Assessoramento Legislativo.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

DOURADO, L. F.; ARAÚJO, H.; ARAÚJO, W. M. de P. FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO E CONAPE COMO ESPAÇOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PROPOSITIVA NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 887–910, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.74890. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74890. Acesso em: 26 abr. 2024.