A DEMOCRATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CAMPO DE LUTA DEMARCANDO OS SUJEITOS, PROCESSOS E PROPOSIÇÕES NA CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74889

Resumo

Este artigo objetiva situar a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape, 2022), tendo por centralidade o eixo dessa conferência direcionada à proposição da democratização do Estado e das políticas educacionais. Nessa direção, aborda o processo de construção e materialização da Conape (2022), seus sujeitos, seus processos e suas proposições. A partir de análises de diversas etapas que resultaram na etapa nacional da conferência, sinaliza a riqueza da efetiva participação social, que, dentre outros apontamentos, desvela a consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como ator coletivo de lutas e proposições no campo educacional.

PALAVRAS-CHAVE: Conape. FNPE. Democratização. Políticas Educacionais. Participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luizdourado1@gmail.com

Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e Membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Romilson Martins Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goi´ás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, romilsonmartinsiqueira@hotmail.com

Professor e Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Diretor Estadual da Anpae Goiás e Coordenador do GT07 - Educação Infantil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

DOURADO, L. F.; SIQUEIRA, R. M. A DEMOCRATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CAMPO DE LUTA DEMARCANDO OS SUJEITOS, PROCESSOS E PROPOSIÇÕES NA CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 874–886, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.74889. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74889. Acesso em: 25 abr. 2024.