A DEMOCRATIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CAMPO DE LUTA DEMARCANDO OS SUJEITOS, PROCESSOS E PROPOSIÇÕES NA CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74889Resumo
Este artigo objetiva situar a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape, 2022), tendo por centralidade o eixo dessa conferência direcionada à proposição da democratização do Estado e das políticas educacionais. Nessa direção, aborda o processo de construção e materialização da Conape (2022), seus sujeitos, seus processos e suas proposições. A partir de análises de diversas etapas que resultaram na etapa nacional da conferência, sinaliza a riqueza da efetiva participação social, que, dentre outros apontamentos, desvela a consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) como ator coletivo de lutas e proposições no campo educacional.
PALAVRAS-CHAVE: Conape. FNPE. Democratização. Políticas Educacionais. Participação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.