ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA: PERSPECTIVAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v14i1/2.55263Resumo
Este artigo se propõe a analisar o processo dito de democratização das escolas municipais de Goiãnia, através da discussão das modalidades de gestão das escolas na década de 80, quais sejam: a livre indicação de diretores pelos poderes do Estado, a indicação de diretores por lista tríplice e concurso e o processo de eleição direta para a escolha de diretores das escolas da rede. Sem estacionar na tese de que as posturas comumente autoritárias de vários diretores decorrem da falta de legitimidade de seu mandato ou dos compromissos que porventura venham a defender duratne a sua gestão, procuramos, com este trabalho, analisar as modalidades acima descritas, dando ênfase à eleição direta. Como considerações finais, apresentamos uma pequena reflexão no sentido de questionar se a eleição para diretores, por si só, propicia uma postura democrática do diretor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.