FORO NACIONAL DE EDUCACIÓN POPULAR Y CONAPE COMO ESPACIOS DE LUCHA Y RESISTENCIA PROPOSITIVA EN BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74890Resumen
El artículo tiene como objetivo situar los actuales retrocesos en las políticas educativas, efectos de las medidas impulsadas por los gobiernos federales de Temer y Bolsonaro, con énfasis en el rediseño de las políticas públicas educativas destacando, en este contexto, la intervención unilateral del gobierno en espacios de democracia participativa como el Forum Nacional de Educación (FNE). Como contraposición, sitúa el movimiento de construcción y consolidación del Foro Nacional de Educación Popular (FNPE) y de la Conferencia Nacional de Educación Popular (CONAPE, 2022) como procesos de participación de la sociedad civil en el debate educativo nacional constituyéndose, por lo tanto, como espacios colectivos de resistencia y proposición de políticas educativas.
PALABRAS CLAVE: Conape. Educación. Resistencia. Proposición. Derecho a la Educación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.