FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO E CONAPE COMO ESPAÇOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PROPOSITIVA NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.74890Résumé
O artigo pretende situar os atuais retrocessos nas políticas educacionais, consequências das medidas encaminhadas pelos Governos Federal Temer e Bolsonaro, com realce para o redesenho de políticas públicas educacionais destacando, neste contexto, a intervenção unilateral do Governo nos espaços de democracia participativa como o Fórum Nacional de Educação (FNE). Como contraposição, situa o movimento de construção e consolidação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE, 2022) como processos de participação da sociedade civil no debate educacional nacional constituindo-se, portanto, como espaços coletivos de resistência e proposição de políticas educacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Conape. Educação. Resistência. Proposição. Direito à Educação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.