A BAHIA NA CONAPE 2022: TESSITURAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DO FEEBA PARA A RECONSTRUÇÃO DE NOVO PROJETO DE NAÇÃO

Autores

  • Alessandra Santos de Assis Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, bralessandra2007@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9560-3055
  • João Danilo Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, jdanilobo@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-4408-2744
  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mariacoutocunha@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2081-7232
  • Nildon Carlos Santos Pitombo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, npitombo@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73931

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, a reflexão sobre o papel do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA) para a organização da participação qualificada da Bahia na Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O FEEBA tem trabalhado para assegurar maior envolvimento da sociedade civil e dos movimentos sociais associados à educação no debate e na formulação de propostas para as políticas educacionais no território baiano. De igual modo, o Fórum vem se constituindo como espaço do crescimento da participação social no contexto da educação baiana, na finalidade do acompanhamento e da avaliação das políticas educacionais. Em 2022, completando dez anos desde a sua implantação, esse espaço se consolida, seja como espaço social participativo, seja como instrumento diferenciado de planejamento, dentre outras finalidades previstas em Lei, contribuindo para diversas tessituras da gestão democrática no contexto da reconstrução de um novo projeto de nação.

PALAVRAS-CHAVE: CONAPE. COEED. FEEBA. Gestão Democrática da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Santos de Assis, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, bralessandra2007@gmail.com

Pedagoga, com Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada da FACED-UFBA, com atuação no ensino de Didática e Práxis Pedagógica.

João Danilo Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, jdanilobo@yahoo.com.br

Doutor em Educação (UFBA), Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DEDC I, Conselheiro do Conselho Estadual da Bahia (CEE-BA) e Vice-coordenado do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mariacoutocunha@gmail.com

Professora Titular aposentada da UFBA. Doutora em Educação (UFBA), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Nildon Carlos Santos Pitombo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil, npitombo@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prof. da Universidade Estadual de Feira de Santana. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia de 2010 à 2016.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

SANTOS DE ASSIS, A.; OLIVEIRA, J. D.; CUNHA, M. C.; PITOMBO, N. C. S. A BAHIA NA CONAPE 2022: TESSITURAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO DO FEEBA PARA A RECONSTRUÇÃO DE NOVO PROJETO DE NAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 911–924, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73931. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73931. Acesso em: 26 abr. 2024.