POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EMBATES ENTRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73886

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as diferenças entre as propostas de políticas públicas sobre educação profissional e tecnológica formuladas para a Conferência Nacional da Educação (CONAE) e para a Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE), realizadas em 2022. Tomando as contribuições de Pateman, Boaventura e Avritzer sobre democracia participativa; de Gramsci, sobre hegemonia e sociedade civil e de Frigotto, sobre educação profissional, identificamos que houve uma redução dos espaços de participação e o reforço da hegemonia de entidades empresariais na CONAE em detrimento dos movimentos sociais em educação, que passaram a atuar na CONAPE. As fontes e a metodologia de pesquisa constituem-se da revisão bibliográfica e da análise dos documentos de referência produzidos para a IV CONAE e para a II CONAPE.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Conferência Nacional de Educação. Conferência Nacional Popular de Educação. Democracia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Lima, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, rodrigo.coslim@gmail.com

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2006), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2012). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, e professor de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Bolsista Uniedu/SC.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, jhz@unesc.net

Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2015); doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2007); mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1998) e graduação em História (Licenciatura) pela Universidade do Sul Catarinense, UNISUL (1988). Atualmente é docente permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – PPGD na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

LIMA, R. da C.; ZANELATTO, J. H. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EMBATES ENTRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 963–978, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73886. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73886. Acesso em: 24 abr. 2024.