POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EMBATES ENTRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73886Resumo
O artigo tem por objetivo analisar as diferenças entre as propostas de políticas públicas sobre educação profissional e tecnológica formuladas para a Conferência Nacional da Educação (CONAE) e para a Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE), realizadas em 2022. Tomando as contribuições de Pateman, Boaventura e Avritzer sobre democracia participativa; de Gramsci, sobre hegemonia e sociedade civil e de Frigotto, sobre educação profissional, identificamos que houve uma redução dos espaços de participação e o reforço da hegemonia de entidades empresariais na CONAE em detrimento dos movimentos sociais em educação, que passaram a atuar na CONAPE. As fontes e a metodologia de pesquisa constituem-se da revisão bibliográfica e da análise dos documentos de referência produzidos para a IV CONAE e para a II CONAPE.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Conferência Nacional de Educação. Conferência Nacional Popular de Educação. Democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.