POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: ENFRENTAMIENTOS ENTRE LA CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCACIÓN (CONAE) Y LA CONFERENCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCACIÓN (CONAPE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73886Resumen
El artículo tiene como objetivo analizar las diferencias entre las propuestas de política pública formuladas para la realización en 2022 de la Conferencia Nacional de Educación (CONAE) y la Conferencia Nacional Popular de Educación (CONAPE) sobre educación profesional y tecnológica. Tomando los aportes de Pateman, Boaventura y Avritzer sobre democracia participativa, de Gramsci sobre hegemonía y sociedad civil y de Frigotto sobre educación profesional, identificamos que hubo una reducción de los espacios de participación y el fortalecimiento de la hegemonía de las entidades empresariales en la CONAE en detrimento de los movimientos sociales en educación, que empezó a trabajar en CONAPE. Las fuentes y la metodología de investigación están constituidas por la revisión bibliográfica y el análisis de los documentos de referencia elaborados para el IV CONAE y II CONAPE.
PALABRAS CLAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Conferência Nacional de Educação. Conferência Nacional Popular de Educação. Democracia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.