POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EMBATES ENTRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73886

Résumé

O artigo tem por objetivo analisar as diferenças entre as propostas de políticas públicas sobre educação profissional e tecnológica formuladas para a Conferência Nacional da Educação (CONAE) e para a Conferência Nacional Popular da Educação (CONAPE), realizadas em 2022. Tomando as contribuições de Pateman, Boaventura e Avritzer sobre democracia participativa; de Gramsci, sobre hegemonia e sociedade civil e de Frigotto, sobre educação profissional, identificamos que houve uma redução dos espaços de participação e o reforço da hegemonia de entidades empresariais na CONAE em detrimento dos movimentos sociais em educação, que passaram a atuar na CONAPE. As fontes e a metodologia de pesquisa constituem-se da revisão bibliográfica e da análise dos documentos de referência produzidos para a IV CONAE e para a II CONAPE.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Conferência Nacional de Educação. Conferência Nacional Popular de Educação. Democracia. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rodrigo da Costa Lima, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, rodrigo.coslim@gmail.com

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2006), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2012). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, e professor de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá. Bolsista Uniedu/SC.

João Henrique Zanelatto, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, jhz@unesc.net

Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná, UFPR (2015); doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2007); mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1998) e graduação em História (Licenciatura) pela Universidade do Sul Catarinense, UNISUL (1988). Atualmente é docente permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – PPGD na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

LIMA, R. da C.; ZANELATTO, J. H. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EMBATES ENTRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) E A CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (CONAPE). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 963–978, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.73886. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73886. Acesso em: 17 juill. 2024.