POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA: ENFRENTAMIENTOS ENTRE LA CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCACIÓN (CONAE) Y LA CONFERENCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCACIÓN (CONAPE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.73886Resumen
El artículo tiene como objetivo analizar las diferencias entre las propuestas de política pública formuladas para la realización en 2022 de la Conferencia Nacional de Educación (CONAE) y la Conferencia Nacional Popular de Educación (CONAPE) sobre educación profesional y tecnológica. Tomando los aportes de Pateman, Boaventura y Avritzer sobre democracia participativa, de Gramsci sobre hegemonía y sociedad civil y de Frigotto sobre educación profesional, identificamos que hubo una reducción de los espacios de participación y el fortalecimiento de la hegemonía de las entidades empresariales en la CONAE en detrimento de los movimientos sociales en educación, que empezó a trabajar en CONAPE. Las fuentes y la metodología de investigación están constituidas por la revisión bibliográfica y el análisis de los documentos de referencia elaborados para el IV CONAE y II CONAPE.
PALABRAS CLAVE: Educação Profissional e Tecnológica. Conferência Nacional de Educação. Conferência Nacional Popular de Educação. Democracia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 João Henrique Zanelatto, Rodrigo da Costa Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



