ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72993

Resumo

No curso de Direito, as Diretrizes Curriculares vêm sugerindo a inserção de metodologias ativas diante da complexidade do processo ensino-aprendizagem. Considerando que os Casos de Ensino, modalidade de metodologia ativa, se originaram em cursos de Direito e evidenciando-se que a construção destes ainda é limitada no ensino jurídico, o presente artigo tem como objetivo analisar a construção de Casos de Ensino para o Direito. O estudo de abordagem qualitativa envolveu a elaboração de um Caso de Ensino, tendo como referencial autores da área e, na sequência, apresenta a avaliação deste por especialistas. Os resultados indicam que os Casos de Ensino se constituem em uma metodologia com potencial de provocar a aprendizagem ativa, no entanto, a sua elaboração é difícil e complexa, demandando experiência e formação.

 PALAVRAS-CHAVE: Casos de Ensino. Curso de Direito. Metodologias Ativas. Educação Jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabyano Correa Wagner, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, fabyanowagner@yahoo.com.br

Possui graduação em Direito. É Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Tem experiência na docência no ensino superior e atua na Assessoria Jurídica de órgão público.

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo, Brasil, elizekeller@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior. Tem experiência em docência da Educação básica, Licenciaturas e no stricto sensu em Educação. Desenvolve pesquisas em Currículo e Formação de Professores.

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, dayse.souza@ucb.org.br

Tem Pós-doutoramento (2009) e Doutoramento em Ciências da Educação (2006) pela Universidade de Aveiro, Portugal. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/UFPE (1989) e membro do Centro de Investigação CIDTFF da Universidade de Aveiro, onde foi investigadora e professora visitante. Autora do Software IARS® e formadora do software webQDA®. Atualmente é docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq EDeTEC.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-03

Como Citar

WAGNER, F. C.; KELLER-FRANCO, E.; SOUZA, D. C. D. B. N. de. ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1118–1138, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72993. Acesso em: 28 mar. 2024.