ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO

Auteurs-es

  • Fabyano Correa Wagner Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, fabyanowagner@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-5611-4088
  • Elize Keller-Franco Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo, Brasil, elizekeller@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1795-8947
  • Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, dayse.souza@ucb.org.br https://orcid.org/0000-0003-3294-8624

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72993

Résumé

No curso de Direito, as Diretrizes Curriculares vêm sugerindo a inserção de metodologias ativas diante da complexidade do processo ensino-aprendizagem. Considerando que os Casos de Ensino, modalidade de metodologia ativa, se originaram em cursos de Direito e evidenciando-se que a construção destes ainda é limitada no ensino jurídico, o presente artigo tem como objetivo analisar a construção de Casos de Ensino para o Direito. O estudo de abordagem qualitativa envolveu a elaboração de um Caso de Ensino, tendo como referencial autores da área e, na sequência, apresenta a avaliação deste por especialistas. Os resultados indicam que os Casos de Ensino se constituem em uma metodologia com potencial de provocar a aprendizagem ativa, no entanto, a sua elaboração é difícil e complexa, demandando experiência e formação.

 PALAVRAS-CHAVE: Casos de Ensino. Curso de Direito. Metodologias Ativas. Educação Jurídica.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fabyano Correa Wagner, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, fabyanowagner@yahoo.com.br

Possui graduação em Direito. É Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Tem experiência na docência no ensino superior e atua na Assessoria Jurídica de órgão público.

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo, Brasil, elizekeller@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação Básica e Ensino Superior. Tem experiência em docência da Educação básica, Licenciaturas e no stricto sensu em Educação. Desenvolve pesquisas em Currículo e Formação de Professores.

Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil, dayse.souza@ucb.org.br

Tem Pós-doutoramento (2009) e Doutoramento em Ciências da Educação (2006) pela Universidade de Aveiro, Portugal. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/UFPE (1989) e membro do Centro de Investigação CIDTFF da Universidade de Aveiro, onde foi investigadora e professora visitante. Autora do Software IARS® e formadora do software webQDA®. Atualmente é docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e membro do Grupo de Pesquisa CNPq EDeTEC.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

WAGNER, F. C.; KELLER-FRANCO, E.; SOUZA, D. C. D. B. N. de. ELABORAÇÃO DE CASOS DE ENSINO PARA O CURSO DE DIREITO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1118–1138, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72993. Acesso em: 30 juin. 2024.