POLÍTICA EDUCACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE SEUS EDUCADORES: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71731

Resumo

As questões articuladas à Educação das pessoas que vivem no Campo e à Formação de seus Educadores, de uma ou de outra forma, não desapareceram durante o período de pandemia, continuaram presentes, exigindo a manutenção das lutas dos movimentos sociais, os quais, há pouco tempo, solicitaram aliança com a universidade pública, tornando-a locus que impulsiona a Formação de seus Educadores. A universidade tem muito a contribuir no processo de reconhecimento da Educação do Campo, desde o processo formativo até a produção acadêmica sobre a temática. Nesse sentido, este artigo propõe um recorte que expressa os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo, dialogando com o legislado e suas problemáticas, mas também assumindo alguns pontos que podem ser considerados como fundantes de novos rumos, durante e após a pandemia, da militância dos movimentos sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação Docente. Universidade Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, solufg@hotmail.com

Pedagoga. Psicóloga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. Coordenadora geral da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Educação, Redecentro - FE/UFG, Goiânia- Goiás, Brasil.

José Maria Baldino, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, jbaldino@uol.com.br

Sociólogo. Doutor em Educação pela UNESP- Campus Marília-SP/Brasil. Mestre em Educação pela UFG. Professor Titular Sociologia da PUC Goiás. Escola de Formação de Professores e Humanidades/Núcleo de Ensino,Pesquisa e Extensão em Humanidades-Área de Sociologia/Professor Credenciado do Programa Stricto Sensu em Educação Mestrado e Doutorado-Linha de Pesquisa Educação,Sociedade e Cultura.Vice-Líder do Diretório de Pesquisa CNPq-PROPE/PUC Goiás Educação,História,Memória e Culturas em diferentes espaços sociais.

Sílvia Adriane Tavares de Moura, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, Tocantins, Brasil, silviaadriane@uft.edu.br

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG-PPGE-FE); Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Arraias-TO. Pesquisadora da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

MAGALHÃES, S. M. O.; BALDINO, J. M.; MOURA, S. A. T. de. POLÍTICA EDUCACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE SEUS EDUCADORES: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1234–1247, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71731. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71731. Acesso em: 17 abr. 2024.