POLÍTICA EDUCACIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE SEUS EDUCADORES: O PAPEL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71731Resumo
As questões articuladas à Educação das pessoas que vivem no Campo e à Formação de seus Educadores, de uma ou de outra forma, não desapareceram durante o período de pandemia, continuaram presentes, exigindo a manutenção das lutas dos movimentos sociais, os quais, há pouco tempo, solicitaram aliança com a universidade pública, tornando-a locus que impulsiona a Formação de seus Educadores. A universidade tem muito a contribuir no processo de reconhecimento da Educação do Campo, desde o processo formativo até a produção acadêmica sobre a temática. Nesse sentido, este artigo propõe um recorte que expressa os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo, dialogando com o legislado e suas problemáticas, mas também assumindo alguns pontos que podem ser considerados como fundantes de novos rumos, durante e após a pandemia, da militância dos movimentos sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação Docente. Universidade Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.