DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente; Profissionalização Docente; Formação de Professores; Políticas Educacionais.

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender as diferentes acepções e uso do termo Desenvolvimento Profissional Docente no contexto das políticas educacionais, buscando desvelar as concepções que sustentam as políticas educacionais e como elas se atrelam com a formação, carreira e trabalho docente.  Para tanto, consideramos uma abordagem historicizante e crítica dos relatórios oficiais e políticas de formação docente provenientes das investidas de agências e organismos internacionais, a partir das reformas educacionais da década de 1990.  Constata-se que apesar da relação que é estabelecida entre o conceito de DPD e de profissionalização docente, o seu uso no campo das políticas educacionais brasileiras tende a desconsiderar o movimento sócio-histórico de (des)valorização profissional docente.

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Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, priscilla_andrade@ufg.br

Pedagoga pela UFG. Mestre em Educação pela UFG/RC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora estadual da ANFOPE/GO. Líder da RedeCentro (Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil) e Nepie - Núcleo de Estudo e Pesquisa Infância Educação.

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, geovana.melo@gmail.com

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação pela USP. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem.

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sol_m_o_magalhaes@ufg.br

Pedagoga, Psicóloga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás/ Aposentada colaboradora. Professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. Coordenadora Geral da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

XIMENES, P. de A. S.; MELO, G. F.; MAGALHÃES, S. M. O. DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 824–838, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.60130. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/60130. Acesso em: 14 nov. 2024.

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