DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente; Profissionalização Docente; Formação de Professores; Políticas Educacionais.

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender as diferentes acepções e uso do termo Desenvolvimento Profissional Docente no contexto das políticas educacionais, buscando desvelar as concepções que sustentam as políticas educacionais e como elas se atrelam com a formação, carreira e trabalho docente.  Para tanto, consideramos uma abordagem historicizante e crítica dos relatórios oficiais e políticas de formação docente provenientes das investidas de agências e organismos internacionais, a partir das reformas educacionais da década de 1990.  Constata-se que apesar da relação que é estabelecida entre o conceito de DPD e de profissionalização docente, o seu uso no campo das políticas educacionais brasileiras tende a desconsiderar o movimento sócio-histórico de (des)valorização profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, priscilla_andrade@ufg.br

Pedagoga pela UFG. Mestre em Educação pela UFG/RC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora estadual da ANFOPE/GO. Líder da RedeCentro (Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste/Brasil) e Nepie - Núcleo de Estudo e Pesquisa Infância Educação.

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, geovana.melo@gmail.com

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação pela USP. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem.

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sol_m_o_magalhaes@ufg.br

Pedagoga, Psicóloga. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás/ Aposentada colaboradora. Professora da Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. É professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy/Argentina. Coordenadora Geral da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores da Região Centro-Oeste.

Referências

ANES, R. R. M. Trabalho docente na educação superior: formação, profissionalização e emancipação do professor. 2018. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos – sumário executivo, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7289-banco-mundial-pd. Acessado em: 17 ago. 2023.

BASTOS, P. P. Z. Ascensão e crise do governo Dilma Rousseff e o golpe de 2016: poder estrutural, contradição e ideologia. Revista Economia Contemporânea, p.1-63, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1988.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2ed. São Paulo: Cortez, 1998.

FREITAS, L. C. Apresentação: Políticas públicas de responsabilização na educação. Educação & Sociedade, v. 33, nº, 119, p. 345-349, 2012.

MALET, R. Former, réformer, transformer la main-d’oeuvre enseignante? Politiques comparées et expériences croisées anglo-américaines. Education et sociétés, v.1, nº23, p. 91-122, 2009.

MALET, R. Revisão. As pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente. Evidências, debates e efeitos internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 22, 2022.

MAGALHÃES, S. M. O.; ARAUJO, S.; ARGÜELLO, S. Agudización ultra neoliberal, educación y formación docente en Brasil y Argentina. Revista Inter-Ação, v. 45, nº 1, p. 49-80, 2019.

MARCELO GARCIA, C. M. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, 2009. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt.>. Acesso em: 17 de agosto de 2023.

MORAES, M. C. M. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, nº 1, p. 07-25, 2001.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices For Financial Education and Awareness. Recommendation of The Council, 2005.

OCDE. Organization for Economic Co-operation and Development. TALIS: Teaching and Learning International Survey, 2009. Disponível em: www.oecd.org / edu / talis Acesso em: 17 de agosto de 2023.

OLIVEIRA, P. Políticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: da intenção às práticas. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Orgs.). Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.

SHIROMA, E. O. A mística da profissionalização docente. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, nº 2, p. 7-24, 2003.

SHIROMA, E. O. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Momento: Diálogos Em Educação, v. 27, nº 2, p. 88-106, 2018.

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. (2011). Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, nº1, p. 127-160, 2011.

SHIROMA, E. O.; NETO, A. C. B. Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores. Movimento-revista de educação, v. 2, 2015.

UNESCO. O docente como protagonista na mudança educacional. Revista PRELAC, n.1, jun. 2005.

XIMENES, P. DE A. S. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). Tese (Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

XIMENES, P. de A. S.; MELO, G. F.; MAGALHÃES, S. M. O. DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 824–838, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.60130. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/60130. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.