DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional Docente; Profissionalização Docente; Formação de Professores; Políticas Educacionais.Resumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender as diferentes acepções e uso do termo Desenvolvimento Profissional Docente no contexto das políticas educacionais, buscando desvelar as concepções que sustentam as políticas educacionais e como elas se atrelam com a formação, carreira e trabalho docente. Para tanto, consideramos uma abordagem historicizante e crítica dos relatórios oficiais e políticas de formação docente provenientes das investidas de agências e organismos internacionais, a partir das reformas educacionais da década de 1990. Constata-se que apesar da relação que é estabelecida entre o conceito de DPD e de profissionalização docente, o seu uso no campo das políticas educacionais brasileiras tende a desconsiderar o movimento sócio-histórico de (des)valorização profissional docente.
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