AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO MARAJÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56955

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Estágio curricular em gestão na escola e coordenação pedagógica para formação do pedagogo no Marajó. A pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica é constituída principalmente de livros, dissertações e artigos científicos. A pesquisa documental envolveu os seguintes documentos: Relatórios de estágio dos alunos do 7º semestre do curso da pedagogia, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia e a Lei nº 11.788/2008. O estudo aponta que o Estágio curricular em gestão na escola e coordenação pedagógica se configura como uma atividade formativa que possibilita a apreensão da realidade das escolas no Marajó e aproxima o aluno com um dos campos de atuação do pedagogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuelle Espindola dos Reis, UFPA

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currículo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com vínculo empregatício no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura física e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Coordenou o Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra no Município de Breves. Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

MATOS, C. C.; DOS REIS, M. E. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO MARAJÓ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 635–650, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56955. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56955. Acesso em: 28 mar. 2024.