AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO MARAJÓ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56955

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Estágio curricular em gestão na escola e coordenação pedagógica para formação do pedagogo no Marajó. A pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica é constituída principalmente de livros, dissertações e artigos científicos. A pesquisa documental envolveu os seguintes documentos: Relatórios de estágio dos alunos do 7º semestre do curso da pedagogia, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia e a Lei nº 11.788/2008. O estudo aponta que o Estágio curricular em gestão na escola e coordenação pedagógica se configura como uma atividade formativa que possibilita a apreensão da realidade das escolas no Marajó e aproxima o aluno com um dos campos de atuação do pedagogo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Manuelle Espindola dos Reis, UFPA

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currículo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com vínculo empregatício no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura física e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Coordenou o Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra no Município de Breves. Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Téléchargements

Publié-e

2020-01-01

Comment citer

MATOS, C. C.; DOS REIS, M. E. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO MARAJÓ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 635–650, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56955. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56955. Acesso em: 18 sept. 2024.