DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130Mots-clés :
Desenvolvimento Profissional Docente; Profissionalização Docente; Formação de Professores; Políticas Educacionais.Résumé
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender as diferentes acepções e uso do termo Desenvolvimento Profissional Docente no contexto das políticas educacionais, buscando desvelar as concepções que sustentam as políticas educacionais e como elas se atrelam com a formação, carreira e trabalho docente. Para tanto, consideramos uma abordagem historicizante e crítica dos relatórios oficiais e políticas de formação docente provenientes das investidas de agências e organismos internacionais, a partir das reformas educacionais da década de 1990. Constata-se que apesar da relação que é estabelecida entre o conceito de DPD e de profissionalização docente, o seu uso no campo das políticas educacionais brasileiras tende a desconsiderar o movimento sócio-histórico de (des)valorização profissional docente.
Téléchargements
Références
ANES, R. R. M. Trabalho docente na educação superior: formação, profissionalização e emancipação do professor. 2018. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos – sumário executivo, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7289-banco-mundial-pd. Acessado em: 17 ago. 2023.
BASTOS, P. P. Z. Ascensão e crise do governo Dilma Rousseff e o golpe de 2016: poder estrutural, contradição e ideologia. Revista Economia Contemporânea, p.1-63, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1988.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2ed. São Paulo: Cortez, 1998.
FREITAS, L. C. Apresentação: Políticas públicas de responsabilização na educação. Educação & Sociedade, v. 33, nº, 119, p. 345-349, 2012.
MALET, R. Former, réformer, transformer la main-d’oeuvre enseignante? Politiques comparées et expériences croisées anglo-américaines. Education et sociétés, v.1, nº23, p. 91-122, 2009.
MALET, R. Revisão. As pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente. Evidências, debates e efeitos internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 22, 2022.
MAGALHÃES, S. M. O.; ARAUJO, S.; ARGÜELLO, S. Agudización ultra neoliberal, educación y formación docente en Brasil y Argentina. Revista Inter-Ação, v. 45, nº 1, p. 49-80, 2019.
MARCELO GARCIA, C. M. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, 2009. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt.>. Acesso em: 17 de agosto de 2023.
MORAES, M. C. M. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, nº 1, p. 07-25, 2001.
OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices For Financial Education and Awareness. Recommendation of The Council, 2005.
OCDE. Organization for Economic Co-operation and Development. TALIS: Teaching and Learning International Survey, 2009. Disponível em: www.oecd.org / edu / talis Acesso em: 17 de agosto de 2023.
OLIVEIRA, P. Políticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: da intenção às práticas. In: LEITE, Y. U. F. et al. (Orgs.). Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.
SHIROMA, E. O. A mística da profissionalização docente. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, nº 2, p. 7-24, 2003.
SHIROMA, E. O. Gerencialismo e formação de professores nas agendas das Organizações Multilaterais. Momento: Diálogos Em Educação, v. 27, nº 2, p. 88-106, 2018.
SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. (2011). Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, nº1, p. 127-160, 2011.
SHIROMA, E. O.; NETO, A. C. B. Em nome da qualidade: construindo estándares para o gerenciamento de professores. Movimento-revista de educação, v. 2, 2015.
UNESCO. O docente como protagonista na mudança educacional. Revista PRELAC, n.1, jun. 2005.
XIMENES, P. DE A. S. Das necessidades formativas aos sentidos e significados da formação continuada de professoras da educação infantil: um estudo de caso dos Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia (2013-2019). Tese (Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Geovana Ferreira Melo, Solange Martins Oliveira Magalhães 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.