CARACTERÍSTICAS DO PARFOR: UMA REVISÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65002

Resumo

 A partir de levantamento realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o
objetivo de analisar as características do Programa Nacional de Formação de
Professores (PARFOR), busca-se colaborar com o avanço de ações e políticas
voltadas para a formação em serviço de professores da educação básica. Trata-se
de pesquisa bibliográfica, utilizando os operadores booleanos com os descritores
PARFOR AND Pedagogia OR Anos Iniciais OR Educação Infantil. Os resultados
alcançados confirmam que o PARFOR estabelece relações com as categorias
identificadas, ampliando as possibilidades de certificação de professores no
cenário nacional, além de contribuir para análise de práticas pedagógicas. As
implicações nas práticas podem se constituir em campo de estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, jucenilton@gmail.com

Atualmente, é coordenador técnico-pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu-BA. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2017); Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) da UFSCar. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em Antropologia Social (gênero, sexualidade) e Educação (Práticas Pedagógicas, Gestão Escolar e Formação de Professores), na área de Linguística e Letras com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, Leitura, Escrita e Gêneros Discursivos.

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, rosa@ufscar.br

Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência, anos iniciais do ensino fundamental, narrativas de professores e aprendizagem profissional da docência. De 2015 a 2018 foi coordenadora do Programa de PósGraduação em Educação da UFSCar - São Carlos- SP.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

SANTOS, J. A. dos .; ANUNCIATO, R. M. M. . CARACTERÍSTICAS DO PARFOR: UMA REVISÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 63–79, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65002. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos