v. 46 n. 1 (2021)

					Visualizar v. 46 n. 1 (2021)
Publicado: 2021-04-17

Artigos

  • ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS

    Karla Suzi Furutani Toyama, Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Marcia Camilo Figueiredo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893
  • AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Lays Monezi Montel, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos
    17-33
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64965
  • IMPRESSORA CONSTRUÍDA DE LEGO®: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA PLANA

    Andréa Cantarelli Morales, Patrícia Giacomelli, Tatiele Bolson Moro, Francisco Catelli
    34-46
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65044
  • O IMPACTO SUBJETIVO DA PRESSÃO PSICOLÓGICA INSTITUCIONAL NO COTIDIANO DE PROFESSORAS-MÃES DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

    Marcone Felix Costa, Pedro Henrique de Melo Teixeira
    47-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65008
  • CARACTERÍSTICAS DO PARFOR: UMA REVISÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

    Jucenilton Alves dos Santos, Rosa Maria Moraes Anunciato
    63-79
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65002
  • ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Monalisa Aparecida do Carmo, Beatriz Gomes Cornélio, Lillian Ferreira Rodrigues, Matheus Silva Freitas
    80-94
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65156
  • POR UMA ESCOLA INTERCULTURAL: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS

    Luana Barth Gomes, Cristine Gabriela de Campos Flores, Gilberto Ferreira da Silva, Cledes Antonio Casagrande
    95-112
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65079
  • FORMAÇÃO CONTINUADA E UM OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO-CULTURAL PARA PENSAR POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO DOCENTE

    Soraya Cunha Couto Vital, Vanderlei Braulino Queiroz, Sonia da Cunha Urt
    113-130
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65163
  • DEMOCRACIA DIRETA, AÇÃO DIRETA E AUTOGESTÃO: O CASO DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÕES ESTUDANTIS NA AMÉRICA LATINA

    Guilherme Xavier de Santana
    131-148
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64920
  • REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

    Heitor Lopes Negreiros, Franceila Auer, Wagner dos Santos, Eliza Bartolozzi Ferreira
    149-165
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64915
  • A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES DO PERÍODO DE 2008 A 2018

    Cléria Maria Wendling, Vilmar Malacarne
    166-182
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.63760
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS PRISÕES DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX

    Suenya do Nascimento Costa, Jean Carlo de Carvalho Costa
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64980
  • DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INTERCULTURALIDADE: A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Deivid de Souza Soares, Charlene Bitencourt Soster Luz, Hildegard Susana Jung
    199-215
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65165
  • ESTUDOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADOS NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FFP/UERJ: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES?

    Carlos César de Oliveira, Helena Amaral da Fontoura
    216-237
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65164
  • ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: POSSÍVEIS REFLEXÕES A PARTIR DO BRASIL E DA ARGENTINA

    Francine Cordeiro Bobato, Paloma Domingues Ferreira
    238-255
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65176
  • PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO

    Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, Lorene dos Santos
    256-275
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65169
  • JANELAS DA QUARENTENA: EXPERIÊNCIAS LATINO-AMERICANA DE FORMAÇÃO ENTRE DOCENTES DO BRASIL E PERU

    Mairce da Silva Araújo, Danusa Tederiche Borges de Faria, Jane Marchon Cordeiro Celestino, Roberta Dias de Sousa
    276-293
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65120
  • COMO É SER DOCENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM 2019? A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DO TRABALHO DOCENTE

    Ivana Almeida Serpa, Fani Averbuh Tesseler
    294-308
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65092
  • A OFERTA DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM CURSOS DE BACHARELADO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Orcione Aparecida Vieira Pereira
    309-322
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65076
  • PSEUDOFORMAÇÃO, RESSENTIMENTO E MANIFESTAÇÕES ANTI-INTELECTUAIS

    Herik Rafael de Oliveira, Edson Guilherme de Souza, Cynthia Maria Jorge Viana, Kety Valéria Simões Franciscatti
    323-340
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65177
  • SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX

    Rodrigo Silva Rocha, Sandra Elaine Aires de Abreu
    341-356
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65144
  • INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL

    Daniela Silva de Lourenço, Sandra Maria Wirzbicki
    357-373
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062
  • A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcelo Rodrigues Conceição, Paula Caroline de Andrade Alexandre
    374-390
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65147
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA

    Milene Bazarim, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
    391-408
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65131
  • LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA

    Augusto Moretti de Barros, Kátia Rodrigues Mello Miranda
    409-421
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65124