ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Suzi Furutani Toyama, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, karla.ksft@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina. Licenciada em Química.

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, jacqueline_lidiane@hotmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Ensino, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas para Educação, Licenciada em Pedagogia. Docente na Educação Básica e na Educação Superior.

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, marciafigueired@utfpr.edu.br

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP), Campus Bauru. Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR), Departamento Acadêmico de Química, Licenciatura em Química.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

TOYAMA, K. S. F.; PRAIS, J. L. de S.; FIGUEIREDO, M. C. . ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.64893. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos