PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO

Autores

  • Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, evangelabrbarros.2@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-8094-2329
  • Lorene dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)/ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lorenedossantos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7629-1954

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65169

Resumo

 Este artigo discute a profissionalização docente enfocando algumas das
tensões, disputas, avanços e recuos historicamente presentes na formação inicial
de professores, a partir da apresentação e discussão de resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 103 egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de quatro universidades mineiras. Dialogando com depoimentos desses jovens professores, busca-se entender o papel e a atuação de diferentes sujeitos na formação inicial docente, perscrutando a importância do compartilhamento de saberes e experiências para o enfrentamento de alguns dos dilemas vivenciados em início da carreira de magistério. Os achados da pesquisa confirmam a importância de se investir em diálogos universidades-escolas de educação básica e a potencialidade de comunidades de aprendizagem e outros espaços de partilha de saberes para o enfrentamento de desafios e entraves históricos aos processos de formação docente.

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Biografia do Autor

Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, evangelabrbarros.2@gmail.com

Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do corpo docente do Programa de PósGraduação em Letras. Mestre (1992) e doutora em Estudos Linguísticos (2006) pela UFMG. Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (IEMG). Membro dos grupos de pesquisa ELinc e NELLF. Coordenadora da área de Letras do Pibid (2011-2013), de Gestão de Processos (2013-2018) e Coordenadora Institucional do Pibid PUC Minas (2018-2020). Editora Gerente de Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão e da Revista do ICH.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)/ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lorenedossantos@gmail.com

Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação); Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre (1997) e Doutora (2010) em Educação pela FaE/UFMG, Graduada em História (UFMG) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Coordenadora Institucional (2010-2012) e da Área de História (2012-2018) do PIBID PUC Minas.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

BARROS, E. B. R. de .; SANTOS, L. dos. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 256–275, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65169. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65169. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos