PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO

Autores

  • Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, evangelabrbarros.2@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-8094-2329
  • Lorene dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)/ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lorenedossantos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7629-1954

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65169

Resumo

 Este artigo discute a profissionalização docente enfocando algumas das
tensões, disputas, avanços e recuos historicamente presentes na formação inicial
de professores, a partir da apresentação e discussão de resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 103 egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de quatro universidades mineiras. Dialogando com depoimentos desses jovens professores, busca-se entender o papel e a atuação de diferentes sujeitos na formação inicial docente, perscrutando a importância do compartilhamento de saberes e experiências para o enfrentamento de alguns dos dilemas vivenciados em início da carreira de magistério. Os achados da pesquisa confirmam a importância de se investir em diálogos universidades-escolas de educação básica e a potencialidade de comunidades de aprendizagem e outros espaços de partilha de saberes para o enfrentamento de desafios e entraves históricos aos processos de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ev’Ângela Batista Rodrigues de Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, evangelabrbarros.2@gmail.com

Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do corpo docente do Programa de PósGraduação em Letras. Mestre (1992) e doutora em Estudos Linguísticos (2006) pela UFMG. Graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (IEMG). Membro dos grupos de pesquisa ELinc e NELLF. Coordenadora da área de Letras do Pibid (2011-2013), de Gestão de Processos (2013-2018) e Coordenadora Institucional do Pibid PUC Minas (2018-2020). Editora Gerente de Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão e da Revista do ICH.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS)/ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lorenedossantos@gmail.com

Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação); Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre (1997) e Doutora (2010) em Educação pela FaE/UFMG, Graduada em História (UFMG) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Coordenadora Institucional (2010-2012) e da Área de História (2012-2018) do PIBID PUC Minas.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

BARROS, E. B. R. de .; SANTOS, L. dos. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CONEXÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICAS EDUCATIVAS E TRABALHO COLETIVO EM UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 256–275, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65169. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos