DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Milene Bazarim Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil / Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil, milene.bazarim@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-1889-4386
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, augusta.reinaldo@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1996-8575

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65131

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Bazarim, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil / Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil, milene.bazarim@gmail.com

Professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, augusta.reinaldo@gmail.com

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui Doutorado e Estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

BAZARIM, M.; REINALDO, M. A. G. de M. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 391–408, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos