DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA

Authors

  • Milene Bazarim Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil / Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil, milene.bazarim@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-1889-4386
  • Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, augusta.reinaldo@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1996-8575

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65131

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar os desafios e possibilidades inerentes à realização de cursos de extensão para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Esta pesquisa se insere no campo aplicado de estudos de linguagem, fundamentando-se teoricamente, sobretudo, nas concepções do interacionismo sociodiscursivo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados mostram que as atividades, discussões e reflexões fomentadas nos cursos de extensão podem propiciar reconfigurações relevantes nos modos de pensar e agir de professores em formação continuada em serviço a respeito do uso da sequência didática de gênero textual como um instrumento didático. No entanto, a gestão do tempo/espaço escolar no planejamento de atividades que contemplem, articulada e equanimemente, os eixos de uso (leitura, escrita e oralidade) e de reflexão sobre a língua (análise linguística) continua sendo um desafio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milene Bazarim, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil / Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil, milene.bazarim@gmail.com

Professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, augusta.reinaldo@gmail.com

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui Doutorado e Estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participa do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino.

Published

2021-04-17

How to Cite

BAZARIM, M.; REINALDO, M. A. G. de M. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 391–408, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65131. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos