A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65147Resumo
Por meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.