A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65147

Resumo

Por meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Conceição, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas, Gerais, Brasil, marcelo.conceicao@unifal-mg.edu.br

Professor associado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Leciona as disciplinas de sociologia e metodologias de pesquisa. É graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade São Marcos; mestre e doutor em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Paula Caroline de Andrade Alexandre, Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Minas Gerais, Brasil, p.carolineandrade@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é professora regente de Sociologia na rede estadual de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

CONCEIÇÃO, M. R.; ALEXANDRE, P. C. de A. . A RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E DAS PRÁTICAS FAMILIARES COM OS COMPORTAMENTOS ESCOLARES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 374–390, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65147. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos