LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65124

Resumo

Este trabalho discute contribuições da literatura para o ensino de língua estrangeira, na formação e na atuação de professores, a partir de duas pesquisas: uma de Mestrado, que analisou duas coleções de livros didáticos para o ensino de língua espanhola; e um projeto docente que focou na atuação de graduandos em Letras/Espanhol durante seu estágio em um centro de línguas estrangeiras. As pesquisas se interseccionam pela perspectiva de que o texto literário pode contribuir significativamente para o ensino de línguas, uma vez que apresenta elementos linguísticos, culturais, sociais e históricos. As investigações pautaram-se na revisão bibliográfica sobre o ensino de espanhol/LE no Brasil e na pesquisa-ação qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; THIOLLENT, 2011). Constatou-se que o amplo potencial da literatura ainda não é suficientemente explorado em sala de aula, assim como nos livros didáticos, que mantêm uma abordagem superficial e de caráter utilitarista, fator que corrobora a relevância dessa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Moretti de Barros, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, augusto.moretti@unesp.br

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Literatura e Vida Social, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis, e Mestre pelo mesmo programa. Professor-bolsista temporário de Língua Espanhola, pelo Departamento de Letras Modernas, no curso de graduação em Letras da UNESP-Assis. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP) e o Grupo de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas. Atua como pesquisador nas áreas de ensino de literaturas em língua espanhola, literatura e espanhol como língua estrangeira e livros didáticos.

Kátia Rodrigues Mello Miranda, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil, katia.mello@unesp.br

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, campus de Assis. Mestre e Doutora em Letras pela mesma instituição. Integra os Grupos de Pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas, Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Tradução, Léxico e Interculturalidade. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação PROFLETRAS. Atua como consultora e supervisora da área de língua espanhola nos projetos de extensão Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) e Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), ambos da UNESP-Assis. Suas pesquisas concentram-se principalmente nas áreas de narrativa de autoria feminina, narrativa de extração histórica, literatura hispano-americana e latino-americana, literatura e ensino de língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira (espanhol).

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

BARROS, A. M. de .; MIRANDA, K. R. M. . LITERATURA E ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 409–421, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65124. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65124. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos