ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: POSSÍVEIS REFLEXÕES A PARTIR DO BRASIL E DA ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65176Resumo
O presente artigo teve como escopo um estudo comparado das políticas de formação continuada de professores no Brasil e na Argentina. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, ensaiamos possíveis reflexões sobre as políticas desses países, alinhadas ou não com os postulados dos organismos internacionais. Diante dos achados da pesquisa, concluímos que ambos os países atenderam a tais postulados, adotando seus conceitos e modos de conceber a docência e o fazer pedagógico. No rol dos textos estudados, acerca da formação continuada dos professores, podemos destacar que: aparece como garantia de melhoria das aprendizagens dos alunos; há recorrência pela formação em serviço; a certificação em detrimento das reais situações de ampliação e aprofundamento de conhecimentos; os múltiplos espaços e ofertas dessa formação, especialmente pela iniciativa privada, e a ênfase no saber fazer.
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