ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: POSSÍVEIS REFLEXÕES A PARTIR DO BRASIL E DA ARGENTINA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65176Résumé
O presente artigo teve como escopo um estudo comparado das políticas de formação continuada de professores no Brasil e na Argentina. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, ensaiamos possíveis reflexões sobre as políticas desses países, alinhadas ou não com os postulados dos organismos internacionais. Diante dos achados da pesquisa, concluímos que ambos os países atenderam a tais postulados, adotando seus conceitos e modos de conceber a docência e o fazer pedagógico. No rol dos textos estudados, acerca da formação continuada dos professores, podemos destacar que: aparece como garantia de melhoria das aprendizagens dos alunos; há recorrência pela formação em serviço; a certificação em detrimento das reais situações de ampliação e aprofundamento de conhecimentos; os múltiplos espaços e ofertas dessa formação, especialmente pela iniciativa privada, e a ênfase no saber fazer.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.