AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64965Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentos
excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, além
dos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta uma
análise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA no
ensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, do
Plano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, e
selecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem às
necessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatório
de Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam em
execução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneira
genérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo mais
evidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em
contraturno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.