AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64965

Abstract

 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento caracterizado também por comportamentos
excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência na mesma coisa, além
dos déficits de comunicação e interação social. O presente artigo apresenta uma
análise das ações e estratégias propostas para a inclusão de alunos com TEA no
ensino básico do município de Jataí-GO. Para isso, identificou-se a meta 04, do
Plano Municipal de Educação do município de Jataí-GO, relacionada ao assunto, e
selecionou-se somente as estratégias que de algum modo atendem às
necessidades do aluno com TEA. Posteriormente, analisou-se também o Relatório
de Atividades (biênio 2015-2017) para verificar se essas estratégias já estavam em
execução. Após a análise, observou-se que as estratégias abordam de maneira
genérica o TEA e as práticas educativas pedagógicas a serem adotadas, sendo mais
evidente apenas a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em
contraturno.

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Author Biographies

Lays Monezi Montel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Jataí, Goiás, Brasil, laysmonezi@gmail.com

Especialização em Docência Profissional, Técnica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG - Campus Jataí.

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Jataí, Goiás, Brasil, rita.souza@ifg.edu.br

Doutora em Estudos Linguísticos na área de concentração Linguística Aplicada pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista - Câmpus São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras, Licenciatura Português/ Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Letras e Linguística nessa mesma universidade em 2004, especialização em Educação a Distância pelo SENAC/DF (2008) e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente, é professora efetiva no Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG/Câmpus de Jataí.

Laísse Silva Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Jataí, Goiás, Brasil, laisse.sobral@ifg.edu.br

Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2008) e graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2008). Possui graduação em Pedagogia, na modalidade de licenciatura plena, pela Fundação Antares de Ensino Superior com conclusão em outubro de 2012. Especialização na área de Educação Especial pela Universidade Federal de Goiás (2015). Professora pesquisadora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG- Campus Jataí.

Published

2021-04-17

How to Cite

MONTEL, L. M. .; SOUZA, R. R. de; LEMOS, L. S. . AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ - GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 17–33, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.64965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64965. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos