PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ASSISTIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENGENHARIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79074Palavras-chave:
Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Inclusão Educacional.Resumo
A Tecnologia Assistiva (TA) tem se destacado como um recurso valioso no Ensino Superior, especialmente para alunos com deficiência visual em cursos de Engenharia. Este estudo teórico-prático aborda a criação de um protótipo assistivo, incluindo uma protoboard adaptada e um multímetro falante, além de um aplicativo móvel desenvolvido para auxiliar na programação e no controle de sensores e componentes eletrônicos para pessoas com deficiência visual. A pesquisa enfatiza a importância dessas ferramentas na melhoria da acessibilidade e na facilitação do processo de aprendizagem em laboratórios, argumentando que tais dispositivos são essenciais para a inclusão efetiva de estudantes com deficiência visual em diversas áreas de estudo.
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