v. 48 n. 3 (2023): Mídias, Tecnologia e História: Pesquisa, Memória e Ensino

					Visualizar v. 48 n. 3 (2023): Mídias, Tecnologia e História: Pesquisa, Memória e Ensino

Com a crescente popularização da internet, mídias digitais e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se importante problematizar o quanto esses produtos culturais provocam transformações na comunicação e no acesso à informação. Essas mudanças têm criado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos, o tempo e o espaço. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que os pesquisadores e professores das mais diversas áreas do conhecimento incorporem estes debates em suas práticas de pesquisa e ensino. Frente a tais questões, o presente Dossiê Temático têm o objetivo de aceitar trabalhos que possam: ampliar o debate referente às pesquisas dedicadas às diferentes mídias – digitais e analógicas – e suas interfaces históricas e educacionais; provocar o debate sobre o campo das humanidades e as tecnologia digitais, seus métodos, suas abordagens e suas fontes; problematizar os usos das tecnologias digitais e mídias digitais no processo ensino aprendizagem dos mais variados campos do conhecimento; levantar questões sobre publicização dos conhecimentos históricos, antropológicos e sociais; problematizar os impactos das Fake News nas redes sociais e mídias digitais; e discutir os impactos destas inovações tecnológicas entre as comunidades tradicionais, indígenas e/ou quilombolas bem como na geração de novas formas de articulação e fazeres políticos, permitindo o surgimento de movimentos sociais organizados em novas bases e com novos repertórios . Ao propor este Dossiê Temático, pretendemos abrir a possibilidade de dialogar no âmbito da pesquisa e no ensino, onde os pesquisadores e professores possam expor suas pesquisas concluídas ou em andamento.

Publicado: 2023-12-29

Expediente

Dossiê

  • HUMANIDADES DIGITAIS E SUAS MANIFESTAÇÕES DE MEMÓRIA: CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS DO PASSADO DE CAMPOS DO GOYTACAZES EM COMUNIDADES DO FACEBOOK

    George Leonardo Seabra Coelho, Maria Aparecida Pires Ribeiro, Letícia Silva Nunes, Christiano Britto Monteiro dos Santos
    588-602
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.77805
  • INVESTIGANDO MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS COM FERRAMENTAS DIGITAIS: UM GUIA PRÁTICO DE PESQUISA

    Mariana Affonso Penna
    603-617
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75770
  • EXÍLIOS, REFUGIADOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO WEBSITE BLOG: UCRÂNIA, CHILE E PORTUGAL (SÉC. XIX-XX)

    Iasmin do Prado Gomes, Luiz Gustavo Martins da Silva, Talita Seniuk
    618-639
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76701
  • POR UMA (NÃO)REINVENÇÃO DA EDUCAÇÃO: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESLOCAMENTO DO PAPEL TRADICIONALMENTE ATRIBUÍDO AO PROFESSOR

    Roger dos Santos, Guilherme Augusto Caruso Profeta, Rogério Augusto Profeta
    640-657
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75784
  • CONSTRUINDO UMA CIDADANIA PLENA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DAS IDEIAS DE FERNANDES, FREIRE E DAMATTA

    Claudia Pires de Castro, Francisca Helena Vetorazo
    658-668
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76595
  • MÍDIAS EM FESTA: A AMPLIAÇÃO DO PROTAGONISMO AFROAMAZÔNIDA DO MAZAGÃO VELHO (AP) NAS NARRATIVAS DE JOSEANE CALAZANS DE BRITO

    Suellen Amanda da Silva Freire, Joseane Calazans de Brito, Guilherme Gitahy de Figueiredo
    669-682
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76645
  • NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ (NuMA): PRESERVAÇÃO DE ACERVO UNIVERSITÁRIO E ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO RESPONSÁVEL DE SABERES EM REDE

    Letícia Aires de Farias, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Victor Hugo do Nascimento Vasconcelos, Rafael Schuabb Poll da Fonseca
    683-693
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76629
  • EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ASCURRA/SC SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA E O USO DA NARRATIVA TRANSMÍDIA

    Rafael José Bona, Fabricia Durieux Zucco, Bruna Jose Fontoura, Cynthia Morgana Boos de Quadros
    694-709
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75783
  • UM ESTUDO-MERGULHO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS EXIBIDAS NA IIª MOSTRA [EM]CURTAS: A MANIFESTAÇÃO DO CINEMA DE FLUXO NA PRODUÇÃO INDEPENDENTE BRASILEIRA

    Keyme Gomes Lourenço
    710-726
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75810
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

    Arthur Magalhães Viola, Juliana Brandão Machado
    727-742
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76619
  • MEMÓRIAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E O DESAFIO DE PRODUZIR PRESENÇA: OFÍCIO DOCENTE NA E PÓS PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

    Fernanda Spanier Amador, Juliana Prediger, Lívia Ricardo Fernandes, Cristiane da Silva Costa
    743-759
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76636
  • CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM TRILHAS VIRTUAIS

    Danielle Müller de Andrade, Fabiana Celente Montiel, Patrícia da Rosa Louzada da Silva
    760-776
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76661
  • CONFIRMAÇÃO E FAKE NEWS: OS EFEITOS DA “VERDADE” NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS

    Thiago Barbosa Soares, Damião Francisco Boucher
    777-792
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76034
  • ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS TECNOLOGIAS COMO CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM PENSAR DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DA BAHIA

    Everton Nery Carneiro, Rogério Barreto Santana
    793-810
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76671
  • PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM MULHERES DA AMAZÔNIA: PESQUISA E MEMÓRIA DE TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS EM TERRITÓRIOS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS

    Debora Mate Mendes, Eliane Aparecida Cabral da Silva, Marlo dos Reis, Suany Rodrigues da Cunha
    811-829
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76680
  • O APORTE TECNOLOGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ENFOQUE NA IMPORTÂNCIA DOS APLICATIVOS NA DIFUSÃO DA HISTÓRIA DA MULHER

    Alcione Aparecida da Silva, Eulália Maria Aparecida de Moraes
    830-842
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76380
  • O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO EPISÓDIO GUERRAS DA CONQUISTA NA SÉRIE GUERRAS DO BRASIL.DOC

    Juliana Marques de Almeida, Larissa Carvalho Sandes
    843-858
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76387
  • O USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS EM PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES APOIADAS NA CURADORIA DIGITAL

    Janine Marques da Costa Gregorio, David Antonio da Costa
    859-875
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76620
  • A INSERÇÃO EFETIVA DA TECNOLOGIA NO ENSINO: A IDENTIFICAÇÃO DO TPACK EM UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS (FÍSICA)

    Valery Daniela Bolaños Patiño, Leidy Yurani Villa Garcia, Alfonso Claret Zambrano Ch., Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
    876-893
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76678
  • A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA NA ERA DIGITAL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TECNOLOGIAS INTERATIVAS NO ENSINO E NA PESQUISA

    Rodger Roberto Alves de Sousa
    894-915
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76254
  • A FACE POLÍTICA DO SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: OS IDEAIS DO ESTADO CONFIGURADOS EM INTERFACES

    Carla da Conceição de Lima
    916-934
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76129
  • O ESTAR ONLINE NAS RELAÇÕES AFETIVAS CONTEMPORÂNEAS – UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME HER

    Lucas Montes Werneck de Freitas, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
    935-945
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76230
  • “VOCÊS CONSEGUEM ME OUVIR?” POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRÁTICA DOCENTE POR TRÁS DAS TELAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

    Priscilla Barros da Silva
    946-963
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76660
  • O ESTADO DA ARTE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO)

    Julia Maria da Silva Oliveira, Darluce Andrade de Queiroz Muniz
    964-981
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75972
  • CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA EM MOMENTO DE EXPANSÃO DO DIGITAL

    Francisco Amarildo Freires dos Santos, Jaciara de Sá Carvalho
    982-996
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76390
  • EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA: A AUTONOMIA, A ESPERANÇA E AS TDIC’s

    Everton Nery Carneiro, Elisangela Carvalho Barbosa de Brito Marques, Diná Santana de Novais, Franciele Nascimento dos Santos
    997-1012
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75495
  • USO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE APLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS DE 2017 A 2020

    Antonio Jamerson Mendes da Rocha Côrtes, Eliana do Socorro de Brito Paixão
    1013-1024
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75883
  • ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E DIREITOS HUMANOS: A FOTOGRAFIA OPORTUNIZANDO OUTRAS COMPOSIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERRITÓRIO ESCOLAR

    Alissom Roberto Brum, Saraí Patrícia Schmidt
    1025-1041
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76536
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO

    Kacia Neto de Oliveira, Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Aldemira de Araújo Camara
    1042-1054
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76591