v. 48 n. 3 (2023): Mídias, Tecnologia e História: Pesquisa, Memória e Ensino
Com a crescente popularização da internet, mídias digitais e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se importante problematizar o quanto esses produtos culturais provocam transformações na comunicação e no acesso à informação. Essas mudanças têm criado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos, o tempo e o espaço. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que os pesquisadores e professores das mais diversas áreas do conhecimento incorporem estes debates em suas práticas de pesquisa e ensino. Frente a tais questões, o presente Dossiê Temático têm o objetivo de aceitar trabalhos que possam: ampliar o debate referente às pesquisas dedicadas às diferentes mídias – digitais e analógicas – e suas interfaces históricas e educacionais; provocar o debate sobre o campo das humanidades e as tecnologia digitais, seus métodos, suas abordagens e suas fontes; problematizar os usos das tecnologias digitais e mídias digitais no processo ensino aprendizagem dos mais variados campos do conhecimento; levantar questões sobre publicização dos conhecimentos históricos, antropológicos e sociais; problematizar os impactos das Fake News nas redes sociais e mídias digitais; e discutir os impactos destas inovações tecnológicas entre as comunidades tradicionais, indígenas e/ou quilombolas bem como na geração de novas formas de articulação e fazeres políticos, permitindo o surgimento de movimentos sociais organizados em novas bases e com novos repertórios . Ao propor este Dossiê Temático, pretendemos abrir a possibilidade de dialogar no âmbito da pesquisa e no ensino, onde os pesquisadores e professores possam expor suas pesquisas concluídas ou em andamento.