“VOCÊS CONSEGUEM ME OUVIR?” POLÍTICAS PÚBLICAS E A PRÁTICA DOCENTE POR TRÁS DAS TELAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76660Resumo
Este artigo trata de como o trabalho docente foi representado nas políticas públicas por meio dos pareceres emitidos pelo CNE no período da pandemia, confrontando com a realidade vivenciada nas instituições educativas. Tem por objetivo analisar o enfoque dado por eles ao trabalho docente, por meio desses documentos e da pesquisa de campo realizada em grupo focal com professoras. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise dos pareceres emitidos pelo CNE e a pesquisa empírica com o grupo focal de professoras que vivenciaram o período da pandemia, na cidade de Goiânia. Conclui-se que, embora os/as docentes sejam mencionados/as nos documentos, o que se evidencia pela prática apresentada pelas professoras são políticas que não coincidiram com a realidade vivida no contexto da educação durante a utilização do ensino remoto.
PALAVRAS-CHAVE: Trabalho Docente; Pandemia; Políticas Educacionais.
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