O USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS EM PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES APOIADAS NA CURADORIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76620Resumo
O presente artigo tem como objetivo problematizar questões relacionadas ao uso dos repositórios digitais nas pesquisas de História da Educação Matemática, utilizando-se de fontes de pesquisas que estão disponíveis de maneira virtual, por sua vez digitalizadas, e que se tornam objetos digitais. O trabalho apoia-se na operação historiográfica de Certeau (2013), no ciclo de preservação da Curadoria Digital (DCC, 2023) e apresenta algumas investigações realizadas por membros do GHEMAT-Brasil que fizeram uso do Repositório de Conteúdo Digital. As análises dos trabalhos demonstram lacunas de ordem metodológica no tratamento das fontes digitais e se propõe que sejam criados protocolos procedimentais fundamentados nas etapas do ciclo de preservação da Curadoria Digital. Conclui-se que a forma de tratamento dos objetos digitais, a organização dos metadados, bem como seu armazenamento, privilegiam essas ações com objetos digitais, agregando valor aos itens disponíveis digitalmente, indicando a necessidade de um rigor no trabalho com tais objetos.
PALAVRAS-CHAVE: Procedimentos Metodológicos; Repositório de Conteúdo Digital; Ciclo de Preservação.
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