O USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS EM PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES APOIADAS NA CURADORIA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76620

Resumo

O presente artigo tem como objetivo problematizar questões relacionadas ao uso dos repositórios digitais nas pesquisas de História da Educação Matemática, utilizando-se de fontes de pesquisas que estão disponíveis de maneira virtual, por sua vez digitalizadas, e que se tornam objetos digitais. O trabalho apoia-se na operação historiográfica de Certeau (2013), no ciclo de preservação da Curadoria Digital (DCC, 2023) e apresenta algumas investigações realizadas por membros do GHEMAT-Brasil que fizeram uso do Repositório de Conteúdo Digital. As análises dos trabalhos demonstram lacunas de ordem metodológica no tratamento das fontes digitais e se propõe que sejam criados protocolos procedimentais fundamentados nas etapas do ciclo de preservação da Curadoria Digital. Conclui-se que a forma de tratamento dos objetos digitais, a organização dos metadados, bem como seu armazenamento, privilegiam essas ações com objetos digitais, agregando valor aos itens disponíveis digitalmente, indicando a necessidade de um rigor no trabalho com tais objetos.

PALAVRAS-CHAVE: Procedimentos Metodológicos; Repositório de Conteúdo Digital; Ciclo de Preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, janinemcosta13@gmail.com

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, david.costa@ufsc.br

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Reitor David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

GREGORIO, J. M. da C.; COSTA, D. A. da. O USO DE REPOSITÓRIOS DIGITAIS EM PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES APOIADAS NA CURADORIA DIGITAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 859–875, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76620. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76620. Acesso em: 27 abr. 2024.