POR UMA (NÃO)REINVENÇÃO DA EDUCAÇÃO: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESLOCAMENTO DO PAPEL TRADICIONALMENTE ATRIBUÍDO AO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75784

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar, por meio de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, diferentes momentos históricos, do século XV ao XXI, em que a emergência de novas tecnologias e/ou mudanças sociais levou a novas formas de compreender, conceituar e praticar a educação, até chegar às novas perguntas que chatbots como o ChatGPT suscitam, sendo a principal: em que medida a Inteligência Artificial pode substituir os professores humanos? Conclui-se que, na condição de ferramenta, o ChatGPT e outros modelos análogos têm considerável potencial de utilização como parte de práticas educativas conduzidas em ambientes escolares, mas que, em vez de substituir o professor, tais ferramentas exigirão um novo deslocamento de sua função, em que deverão ser valorizadas a competência e a criatividade para construir perguntas complexas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Inovações Tecnológicas; Inteligência Artificial; ChatGPT.

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Biografia do Autor

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil, roger.santos@prof.uniso.br

Professor dos cursos de graduação em Artes Visuais e Filosofia da Universidade de Sorocaba (Uniso), professor colaborador do curso de Pós-Graduação em Educação (PPPGE) da Uniso. Mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso, doutor em Educação também pela Uniso.

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil / Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, guilherme.profeta@prof.uniso.br

Professor dos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso). Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); doutor em Educação pela Uniso; à época da produção deste artigo, pós-doutorando pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

Rogério Augusto Profeta, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil, rogerio.profeta@prof.uniso.br

Reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), professor colaborador do curso de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (PPGPTA) da Uniso. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, R. dos; PROFETA, G. A. C.; PROFETA, R. A. POR UMA (NÃO)REINVENÇÃO DA EDUCAÇÃO: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESLOCAMENTO DO PAPEL TRADICIONALMENTE ATRIBUÍDO AO PROFESSOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 640–657, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.75784. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75784. Acesso em: 27 abr. 2024.