MEMÓRIAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E O DESAFIO DE PRODUZIR PRESENÇA: OFÍCIO DOCENTE NA E PÓS PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76636

Resumo

Este artigo, que emerge de uma pesquisa ainda em andamento, aborda as estratégias empregadas por docentes da escola pública para gerar atos de presença, tão necessários para a consecução dos objetivos do fazer docente, especialmente no período da pandemia. Essa necessidade de construção de presença foi atravessada por excessos de telas e de diversas infidelidades do meio, desde a necessidade de aprendizagem de recursos até a (in)disponibilidade de equipamentos e rede de boa qualidade.  Através de referencial das Clínicas do Trabalho e articulando a geração de atos de presença à geração de parentescos e ao Jogo de Cordas, conceitos de Donna Haraway, analisa-se aspectos deste processo que levou docentes a modificarem suas estratégias de ofício empregadas até então, bem como envolveu extremo cansaço decorrente dessa situação de urgente necessidade de criação de estratégias de presenças frente ao cenário sanitário que impunha afastamento.

PALAVRAS-CHAVE: Distanciamento Social. Ofício Docente. Tecnologias. Presencialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Spanier Amador, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, feamador@uol.com.br

Psicóloga, Professora da Graduação em Psicologia e da Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, Pós-Doutora em Educação/UFRGS.

Juliana Prediger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, jprediger@gmail.com

Psicóloga, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Possui título de especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia - RS. É psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre (IFRS/POA).

Lívia Ricardo Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, livia.fer8031@gmail.com

Psicóloga. Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristiane da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, crisdac10@gmail.com

Pós-doutoranda em Psicologia Social e Institucional/UFRGS. Doutora em Educação/UFRGS. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

 

Referências

AMADOR, F; FONSECA, T. M. G. Atividade: o trabalho sob o signo do inacabamento. In: ROSENBERG, D. S.; RONCHI FILHO, J.; BARROS, M. E. B. de. (org.). Trabalho docente e poder de agir: clínica da atividade, devires e análises. Vitória: EDUFES, 2011, p. 19-50.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense

Universitária, 2014.

CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: NAU/ FAPERJ, 2008.

CLOT, Y. Le travailsansl’homm, Paris: La Découverte, 1985.

CLOT, Y. A Função Psicológica do Trabalho. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.

CLOT, Y. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Sobrefactum, 2010.

CLOT, Y. A contribuição de Tosquelles à Clínica do Trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, 22(1), p. 199-208, jan./abr. 2013a.

CLOT, Y. O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 16, no especial 1, p. 1-11., 2013b.

FARINA, J. T.; FONSECA, T. M. G. Clinicar. In: Tania Mara Galli Fonseca; Maria Lívia do Nascimento; Cleci Maraschin. (Org.). Pesquisar na Diferença: um abecedário. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2012, v. 1, p. 49-.

HARAWAY, D. J. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

HARAWAY, D. J. Seguir com el problema: generar parentesco en el Chthuluceno. Buenos Aires: Consonni, 2019.

HARAWAY, D. J. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SCHWARTZ, Y. A Comunidade Científica Ampliada e o Regime de Produção de

Saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n.7, p. 38-46, jul./dez. 2000.

SCHWARTZ, Y. USO de si e competência. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (org.). Conversas sobre a atividade humana. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2007.

WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

AMADOR, F. S.; PREDIGER, J.; FERNANDES, L. R.; COSTA, C. da S. MEMÓRIAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E O DESAFIO DE PRODUZIR PRESENÇA: OFÍCIO DOCENTE NA E PÓS PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 743–759, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76636. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76636. Acesso em: 27 abr. 2024.