MEMÓRIAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E O DESAFIO DE PRODUZIR PRESENÇA: OFÍCIO DOCENTE NA E PÓS PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76636Resumo
Este artigo, que emerge de uma pesquisa ainda em andamento, aborda as estratégias empregadas por docentes da escola pública para gerar atos de presença, tão necessários para a consecução dos objetivos do fazer docente, especialmente no período da pandemia. Essa necessidade de construção de presença foi atravessada por excessos de telas e de diversas infidelidades do meio, desde a necessidade de aprendizagem de recursos até a (in)disponibilidade de equipamentos e rede de boa qualidade. Através de referencial das Clínicas do Trabalho e articulando a geração de atos de presença à geração de parentescos e ao Jogo de Cordas, conceitos de Donna Haraway, analisa-se aspectos deste processo que levou docentes a modificarem suas estratégias de ofício empregadas até então, bem como envolveu extremo cansaço decorrente dessa situação de urgente necessidade de criação de estratégias de presenças frente ao cenário sanitário que impunha afastamento.
PALAVRAS-CHAVE: Distanciamento Social. Ofício Docente. Tecnologias. Presencialidade.
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