MEMÓRIAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E O DESAFIO DE PRODUZIR PRESENÇA: OFÍCIO DOCENTE NA E PÓS PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76636Résumé
Este artigo, que emerge de uma pesquisa ainda em andamento, aborda as estratégias empregadas por docentes da escola pública para gerar atos de presença, tão necessários para a consecução dos objetivos do fazer docente, especialmente no período da pandemia. Essa necessidade de construção de presença foi atravessada por excessos de telas e de diversas infidelidades do meio, desde a necessidade de aprendizagem de recursos até a (in)disponibilidade de equipamentos e rede de boa qualidade. Através de referencial das Clínicas do Trabalho e articulando a geração de atos de presença à geração de parentescos e ao Jogo de Cordas, conceitos de Donna Haraway, analisa-se aspectos deste processo que levou docentes a modificarem suas estratégias de ofício empregadas até então, bem como envolveu extremo cansaço decorrente dessa situação de urgente necessidade de criação de estratégias de presenças frente ao cenário sanitário que impunha afastamento.
PALAVRAS-CHAVE: Distanciamento Social. Ofício Docente. Tecnologias. Presencialidade.
Téléchargements
Références
AMADOR, F; FONSECA, T. M. G. Atividade: o trabalho sob o signo do inacabamento. In: ROSENBERG, D. S.; RONCHI FILHO, J.; BARROS, M. E. B. de. (org.). Trabalho docente e poder de agir: clínica da atividade, devires e análises. Vitória: EDUFES, 2011, p. 19-50.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2014.
CASTRO, L. R.; BESSET, V. L. (org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: NAU/ FAPERJ, 2008.
CLOT, Y. Le travailsansl’homm, Paris: La Découverte, 1985.
CLOT, Y. A Função Psicológica do Trabalho. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.
CLOT, Y. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Sobrefactum, 2010.
CLOT, Y. A contribuição de Tosquelles à Clínica do Trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, 22(1), p. 199-208, jan./abr. 2013a.
CLOT, Y. O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 16, no especial 1, p. 1-11., 2013b.
FARINA, J. T.; FONSECA, T. M. G. Clinicar. In: Tania Mara Galli Fonseca; Maria Lívia do Nascimento; Cleci Maraschin. (Org.). Pesquisar na Diferença: um abecedário. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2012, v. 1, p. 49-.
HARAWAY, D. J. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
HARAWAY, D. J. Seguir com el problema: generar parentesco en el Chthuluceno. Buenos Aires: Consonni, 2019.
HARAWAY, D. J. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SCHWARTZ, Y. A Comunidade Científica Ampliada e o Regime de Produção de
Saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n.7, p. 38-46, jul./dez. 2000.
SCHWARTZ, Y. USO de si e competência. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (org.). Conversas sobre a atividade humana. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2007.
WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.