NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ (NuMA): PRESERVAÇÃO DE ACERVO UNIVERSITÁRIO E ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO RESPONSÁVEL DE SABERES EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76629Palavras-chave:
Audiovisual; Memória; História Institucional; NuMA.Resumo
O presente relato traz a experiência desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE/Uerj) que resulta na transformação de sua Videoteca em um Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA/Uerj). Sua criação é fruto do projeto de pesquisa financiado por edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. O texto relata o diálogo entre a modernização tecnológica e uma preocupação multidisciplinar com a importância das fontes audiovisuais na produção de sentido e divulgação do conhecimento acadêmico. Também traz uma interlocução sobre a relação entre memória e história, culminando com as transformações ocorridas nos processos de guarda, preservação e utilização dessas narrativas como fontes para a história institucional.
PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual; Memória; História Institucional; NuMA.
Downloads
Referências
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de La modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Câmara Técnica Consultiva do Conselho Nacional de Arquivos, 2021. 43p. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/Diretrizes_digitalizacao__2021.pdf. Acesso em 27 jun. 2023.
CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (CTE). Histórico. In: Núcleo de Memória Audiovisual. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.cte.uerj.br/nucleodememoria/o-nucleo/historico/. Acesso em: 28 set. 2023.
EDMONDSON, R. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. Brasília: UNESCO, 2017.
FERRAÇO, C. E. Currículos e conhecimentos em redes: as artes de dizer e escrever sobre a arte de fazer. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Org.) O sentido da escola. Petrópolis: DP et Ali, 2008. p. 101-124.
FRISCH, M. A Shared Authority: Essays on the Craft and Meaning of Oral and Public History. State University of New York Press, 1990.
GAUSTAD, L.; PRENTICE, W. (ed.) A Salvaguarda do Patrimônio Audiovisual: Ética, Princípios e Estratégia de Preservação. Londres: Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA), 2017. 21p. Disponível em: https://www.iasa-web.org/sites/default/files/downloads/publications/TC03_4th_edition_Portuguese.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. New York University: Press, 2013.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
MANOVICH, L. The language of new media. [S. l.]: MIT Press, 2003.
NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 20 jun. 2023.
SABOYA, V. Formação de leitores nas bibliotecas-parque do rio de Janeiro. [Entrevista cedida a] VIANNA, B. Blog Acesso, [S. l.], 2013. Disponível em: https://bernardovianna.com/vera-saboya-formacao-de-leitores-nas-bibliotecas-parque-do-rio-de-janeiro/. Acesso em: 27 jun. 2023.
SCHWARCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.