NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ (NuMA): PRESERVAÇÃO DE ACERVO UNIVERSITÁRIO E ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO RESPONSÁVEL DE SABERES EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76629

Palavras-chave:

Audiovisual; Memória; História Institucional; NuMA.

Resumo

O presente relato traz a experiência desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE/Uerj) que resulta na transformação de sua Videoteca em um Núcleo de Memória Audiovisual (NuMA/Uerj). Sua criação é fruto do projeto de pesquisa financiado por edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. O texto relata o diálogo entre a modernização tecnológica e uma preocupação multidisciplinar com a importância das fontes audiovisuais na produção de sentido e divulgação do conhecimento acadêmico. Também traz uma interlocução sobre a relação entre memória e história, culminando com as transformações ocorridas nos processos de guarda, preservação e utilização dessas narrativas como fontes para a história institucional.

PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual; Memória; História Institucional; NuMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Aires de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, farias.laf@gmail.com

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (2023). Especialista em Ensino de Química pelo Colégio Pedro II (2020). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2018). Bolsista Qualitec do Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, soniamaiw@gmail.com

Professora titular da UERJ. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995). Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Oficinas de História e LEDDES. Atualmente é diretora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Victor Hugo do Nascimento Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, victorhugovasconcelos@gmail.com

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Bolsista no Núcleo de Memória Audiovisual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rafael Schuabb Poll da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, rafaelschuabb@gmail.com

Mestre em Letras (2013), graduado em Letras Português/Japonês (2010) e em Português/Alemão (2021) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Técnico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2003). Servidor público técnico-administrativo no Núcleo de Memória Audiovisual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de La modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Câmara Técnica Consultiva do Conselho Nacional de Arquivos, 2021. 43p. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/Diretrizes_digitalizacao__2021.pdf. Acesso em 27 jun. 2023.

CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (CTE). Histórico. In: Núcleo de Memória Audiovisual. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.cte.uerj.br/nucleodememoria/o-nucleo/historico/. Acesso em: 28 set. 2023.

EDMONDSON, R. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. Brasília: UNESCO, 2017.

FERRAÇO, C. E. Currículos e conhecimentos em redes: as artes de dizer e escrever sobre a arte de fazer. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Org.) O sentido da escola. Petrópolis: DP et Ali, 2008. p. 101-124.

FRISCH, M. A Shared Authority: Essays on the Craft and Meaning of Oral and Public History. State University of New York Press, 1990.

GAUSTAD, L.; PRENTICE, W. (ed.) A Salvaguarda do Patrimônio Audiovisual: Ética, Princípios e Estratégia de Preservação. Londres: Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA), 2017. 21p. Disponível em: https://www.iasa-web.org/sites/default/files/downloads/publications/TC03_4th_edition_Portuguese.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. New York University: Press, 2013.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

MANOVICH, L. The language of new media. [S. l.]: MIT Press, 2003.

NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 20 jun. 2023.

SABOYA, V. Formação de leitores nas bibliotecas-parque do rio de Janeiro. [Entrevista cedida a] VIANNA, B. Blog Acesso, [S. l.], 2013. Disponível em: https://bernardovianna.com/vera-saboya-formacao-de-leitores-nas-bibliotecas-parque-do-rio-de-janeiro/. Acesso em: 27 jun. 2023.

SCHWARCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

FARIAS, L. A. de; WANDERLEY, S. M. de A. I.; VASCONCELOS, V. H. do N.; FONSECA, R. S. P. da. NÚCLEO DE MEMÓRIA AUDIOVISUAL DA UERJ (NuMA): PRESERVAÇÃO DE ACERVO UNIVERSITÁRIO E ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO RESPONSÁVEL DE SABERES EM REDE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 683–693, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76629. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76629. Acesso em: 27 abr. 2024.