v. 49 n. 1 (2024): V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

					Visualizar v. 49 n. 1 (2024): V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

Nosso primeiro número da Revista Inter-Ação acontece em meio a uma agenda nacional intensa: realização de uma conferência nacional de educação (CONAE-2024) precedidas por centenas de conferências estaduais, municipais, distrital, intermunicipal e livres; debate sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação; mobilização pela reforma do Ensino Médio segue preocupando, face a tramitação do projeto de lei de alteração desta etapa da Educação Básica; realização de conferências livres em preparação à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; deflagração de greve dos técnicos-administrativos/as em educação e docentes em instituições federais de educação superior, dentre outras muitas disputas, atividades, movimentos.

A movimentação em torno de temas emergentes, com certeza, nos impulsiona em nosso fazer educacional. Nossa Revista pretende contribuir com o debate, com a diversidade dos temas e das reflexões com nossa ação formativa.

Publicado: 2024-05-15

Expediente

Artigos

  • O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE

    Laurentino Américo Nhacuongue, Carlos Alberto Vasconcelos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76111
  • PRÁTICAS COMEMORATIVAS DA SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA PARQUE DE BRASÍLIA (1960-1971)

    Aline Ribeiro de Oliveira, Juarez José Tuchinski dos Anjos
    16-31
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73903
  • ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES DA COSTA VERDE, MÉDIO PARAÍBA E CENTRO-SUL FLUMINENSE

    Fábio Araujo de Souza; Janaina Specht da Silva Menezes
    32-53
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75097
  • A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE, ENQUANTO DIREITO UNIVERSAL, A PARTIR DE UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN E JOSÉ MORAN

    Erica Rezende Perini, Fernanda Cardoso de Menezes Bahia, Ana Carolina Carius
    54-70
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75885
  • PERCEPÇÕES DO USO ARTIVISMO ALIADO À PEDAGOGIA FEMINISTA EM UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Angela Aparecida de Almeida
    71-87
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76097
  • PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO

    Daniele Campos Botelho, Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Martha Maria Prata-Linhares
    88-103
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634
  • EMISSÃO DE FEEDBACKS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

    Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera, Diego Fogaça Carvalho
    104-120
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75976
  • PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    Matheus Bernardo Silva, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
    121-142
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76669
  • CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

    Letícia Cacciolari Bordini, Alexandra Gomes, Paulo Sérgio de Camargo Filho
    143-160
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76694
  • ESPORTE E CINEMA: INTERFACES HISTÓRICAS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

    Allyson Carvalho de Araújo, Rafael de Gois Tinôco
    161-177
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76684
  • USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO EXPONENCIAL relato de uma experiência com Atividade Investigativa de Função Exponencial

    Dielle Cruz da Costa, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
    178-195
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76002
  • EDUCAÇÃO E MUNDO-IMAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA LINGUAGEM VISUAL

    Letícia Gonçalves Rosa, Julia Rocha
    196-209
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76586
  • PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Albina Pereira de Pinho; Eleandra Negri Costa; José Isavam Oliveira Silva
    210-224
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76688
  • UM MERGULHO NO OCEANO FLUIDO DO INSTAGRAM: CONECTANDO MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR DOS IF’S

    Geovânia de Souza Andrade Maciel, Robson Simões Fonseca
    225-245
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76668
  • A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DIDÁTICA POSSÍVEL

    Andréa Maria da Silva
    246-260
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76510
  • JUVENTUDE E CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEME

    Michele Mezari Oliveira, Graziela Fatima Giacomazzo
    261-279
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76606
  • DO CINEMA AO CINEMA EDUCATIVO: AÇÕES NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR (1949-1969)

    Gabriel Renan Alberguine, Tony Honorato
    280-296
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76024
  • ESTADO DA ARTE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS

    Belenice Koffke Buff Rotini, Joana Paulin Romanowski, Marcos Simioni Cruz, Matilde Dias Martins Pupo
    297-313
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76708
  • COSMOTÉCNICA COMO COSMOPOLÍTICA DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA A PARTIR DA OBRA DE YUK HUI

    Gabriel dos Santos Gonzaga, Alex Sandro Malaquias da Silva
    314-330
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76422
  • ELEMENTOS DIDÁTICOS DO TECNICISMO E DO NEOTECNICISMO NA HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS: A CENTRALIDADE DAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS

    Jeferson Anibal Gonzalez
    331-346
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76654
  • EDUCAÇÃO E CINEMA: CRÍTICA À DOMESTICAÇÃO DA MEMÓRIA EM FILMES DE ANIMAÇÃO DOS ESTÚDIOS DISNEY

    Robson Loureiro, Samira da Costa Sten
    347-363
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76099
  • DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL

    Gabriela Maete Turetta, Mauricio Antunes Tavares, Joana D'Arc Sousa Lima
    364-379
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL DO/NO CAMPO: INDICADORES EDUCACIONAIS DA PARAÍBA

    Munique Massaro
    380-396
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.74706
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NOS TERRITÓRIOS RURAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Neusa Aparecida de Lima, Cecília Maria Ghedini
    397-413
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73402
  • PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO

    Luciano Melo Santos, Maria Elizabete Souza Couto
    414-432
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76107
  • A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR INDÍGENAS TERENA: INSTRUMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA

    Sílvia Fernanda de Jesus Queiroz, José Licínio Backes
    433-449
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76563
  • INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BAIANA

    Andrea Oliveira Santos, Fabrício Oliveira da Silva, Gisele Oliveira da Silva, Vera Lúcia Santos Matos
    450-462
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76148
  • O RETRATO DO SILENCIAMENTO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL VISTO EM REPORTAGENS DO G1 DE MINAS GERAIS

    Magda Sousa Senra , Josimar Gonçalves Ribeiro
    463-480
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76696