v. 49 n. 1 (2024): V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

					Visualizar v. 49 n. 1 (2024): V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

Nosso primeiro número da Revista Inter-Ação acontece em meio a uma agenda nacional intensa: realização de uma conferência nacional de educação (CONAE-2024) precedidas por centenas de conferências estaduais, municipais, distrital, intermunicipal e livres; debate sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação; mobilização pela reforma do Ensino Médio segue preocupando, face a tramitação do projeto de lei de alteração desta etapa da Educação Básica; realização de conferências livres em preparação à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; deflagração de greve dos técnicos-administrativos/as em educação e docentes em instituições federais de educação superior, dentre outras muitas disputas, atividades, movimentos.

A movimentação em torno de temas emergentes, com certeza, nos impulsiona em nosso fazer educacional. Nossa Revista pretende contribuir com o debate, com a diversidade dos temas e das reflexões com nossa ação formativa.

Publicado: 2024-05-15

Expediente

Artigos

  • O CURRÍCULO LOCAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76111
    Laurentino Américo Nhacuongue, Carlos Alberto Vasconcelos
    1-15
  • PRÁTICAS COMEMORATIVAS DA SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA PARQUE DE BRASÍLIA (1960-1971)

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73903
    Aline Ribeiro de Oliveira, Juarez José Tuchinski dos Anjos
    16-31
  • ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES DA COSTA VERDE, MÉDIO PARAÍBA E CENTRO-SUL FLUMINENSE

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75097
    Fábio Araujo de Souza; Janaina Specht da Silva Menezes
    32-53
  • A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE, ENQUANTO DIREITO UNIVERSAL, A PARTIR DE UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN E JOSÉ MORAN

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75885
    Erica Rezende Perini, Fernanda Cardoso de Menezes Bahia, Ana Carolina Carius
    54-70
  • PERCEPÇÕES DO USO ARTIVISMO ALIADO À PEDAGOGIA FEMINISTA EM UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76097
    Angela Aparecida de Almeida
    71-87
  • PERSPECTIVAS SIMULTÂNEAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL ENQUANTO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO-REPRODUÇÃO-MANIPULAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76634
    Daniele Campos Botelho, Mário Luiz da Costa Assunção Júnior, Martha Maria Prata-Linhares
    88-103
  • EMISSÃO DE FEEDBACKS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75976
    Débora Cristina Aureliano Rossi Delalibera, Diego Fogaça Carvalho
    104-120
  • PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76669
    Matheus Bernardo Silva, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
    121-142
  • CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76694
    Letícia Cacciolari Bordini, Alexandra Gomes, Paulo Sérgio de Camargo Filho
    143-160
  • ESPORTE E CINEMA: INTERFACES HISTÓRICAS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76684
    Allyson Carvalho de Araújo, Rafael de Gois Tinôco
    161-177
  • USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO EXPONENCIAL relato de uma experiência com Atividade Investigativa de Função Exponencial

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76002
    Dielle Cruz da Costa, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
    178-195
  • EDUCAÇÃO E MUNDO-IMAGEM: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DA LINGUAGEM VISUAL

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76586
    Letícia Gonçalves Rosa, Julia Rocha
    196-209
  • PIXTON NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76688
    Albina Pereira de Pinho; Eleandra Negri Costa; José Isavam Oliveira Silva
    210-224
  • UM MERGULHO NO OCEANO FLUIDO DO INSTAGRAM: CONECTANDO MEMÓRIAS DA CULTURA ESCOLAR DOS IF’S

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76668
    Geovânia de Souza Andrade Maciel, Robson Simões Fonseca
    225-245
  • A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DIDÁTICA POSSÍVEL

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76510
    Andréa Maria da Silva
    246-260
  • JUVENTUDE E CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEME

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76606
    Michele Mezari Oliveira, Graziela Fatima Giacomazzo
    261-279
  • DO CINEMA AO CINEMA EDUCATIVO: AÇÕES NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR (1949-1969)

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76024
    Gabriel Renan Alberguine, Tony Honorato
    280-296
  • ESTADO DA ARTE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76708
    Belenice Koffke Buff Rotini, Joana Paulin Romanowski, Marcos Simioni Cruz, Matilde Dias Martins Pupo
    297-313
  • COSMOTÉCNICA COMO COSMOPOLÍTICA DA MEMÓRIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA A PARTIR DA OBRA DE YUK HUI

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76422
    Gabriel dos Santos Gonzaga, Alex Sandro Malaquias da Silva
    314-330
  • ELEMENTOS DIDÁTICOS DO TECNICISMO E DO NEOTECNICISMO NA HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS: A CENTRALIDADE DAS TÉCNICAS E TECNOLOGIAS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76654
    Jeferson Anibal Gonzalez
    331-346
  • EDUCAÇÃO E CINEMA: CRÍTICA À DOMESTICAÇÃO DA MEMÓRIA EM FILMES DE ANIMAÇÃO DOS ESTÚDIOS DISNEY

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76099
    Robson Loureiro, Samira da Costa Sten
    347-363
  • DA UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE-EDUCAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL E EDUCAÇÃO MUSEAL

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76337
    Gabriela Maete Turetta, Mauricio Antunes Tavares, Joana D'Arc Sousa Lima
    364-379
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL DO/NO CAMPO: INDICADORES EDUCACIONAIS DA PARAÍBA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.74706
    Munique Massaro
    380-396
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NOS TERRITÓRIOS RURAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73402
    Neusa Aparecida de Lima, Cecília Maria Ghedini
    397-413
  • PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, IMIGRANTES DIGITAIS E O DESAFIO DO ENSINO REMOTO

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76107
    Luciano Melo Santos, Maria Elizabete Souza Couto
    414-432
  • A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR INDÍGENAS TERENA: INSTRUMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76563
    Sílvia Fernanda de Jesus Queiroz, José Licínio Backes
    433-449
  • INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BAIANA

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76148
    Andrea Oliveira Santos, Fabrício Oliveira da Silva, Gisele Oliveira da Silva, Vera Lúcia Santos Matos
    450-462
  • O RETRATO DO SILENCIAMENTO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL VISTO EM REPORTAGENS DO G1 DE MINAS GERAIS

    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76696
    Magda Sousa Senra , Josimar Gonçalves Ribeiro
    463-480