PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NOS TERRITÓRIOS RURAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Neusa Aparecida de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, neusaaplima@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3518-8272
  • Cecília Maria Ghedini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, cemaghe@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7950-4775

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73402

Palavras-chave:

Educação Rural. Educação do Campo. Escola Pública no/do Campo. Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre escolas públicas localizadas em territórios rurais e suas práticas pedagógicas, destacando as diferenças quanto às perspectivas da Educação Rural e da Educação do Campo. Para isso, a metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa, por meio de instrumentos da Sistematização de Experiências e Práticas Sociais em Educação Popular. Nesse sentido, a investigação demonstrou que uma das escolas se empenha em oportunizar práticas pedagógicas com várias atividades, contudo, numa lógica “voltada” para o campo, evidenciou-se a concepção de Educação Rural que vem da prática social, sem uma intencionalidade assumida pela escola. Em outra escola, os avanços obtidos têm objetivos claros, que lhe possibilitam avançar na perspectiva da Educação do Campo. Constata-se, portanto, que a superação da lógica da Educação Rural, necessita que a escola tenha intencionalidade e objetivos que desenvolvam mediações pelo trabalho pedagógico, em um processo que a transforme em uma escola pública no/do campo.

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Biografia do Autor

Neusa Aparecida de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, neusaaplima@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (2004) e graduação em artes Visuais pela Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha (2009). Atualmente Gestora Escolar no Colégio Estadual do Campo Professora Vilma dos Santos Dissenha E.F.M. - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo Regional de Educação/Pato Branco. Mestra em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE-Campus Francisco Beltrão.

Cecília Maria Ghedini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, cemaghe@gmail.com

Graduada Pedagogia - Supervisão/Orientação pela UNIJUÍ - Universidade de Ijuí - RS (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2015), Pós-Doutorado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNICRUZ) Santa Cruz do Sul RS (em andamento). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), nos cursos de Pedagogia e Pós-graduação em Educação - Nível mestrado - Linha Sociedade, Conhecimento e Educação, onde atua com a disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais Populares e a Educação Rural/no/do Campo.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

LIMA, N. A. de; GHEDINI, C. M. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NOS TERRITÓRIOS RURAIS E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 397–413, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.73402. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73402. Acesso em: 26 jun. 2024.