A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72128Resumo
O presente trabalho busca compreender como o curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da natureza - Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás (LEdoC/UFG-Câmpus Goiás) organiza a Alternância de modo a aproximar-se do projeto de Educação do Campo. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da Alternância e adotamos a abordagem qualitativa, por meio de procedimentos metodológicos como a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa participante. A análise nos permitiu inferir que a construção da Alternância no curso é dialética, pois ora busca alternativas para romper com uma formação de professores tradicional, ora apresenta limitações em aproximar-se do movimento de Educação do Campo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação de Professores de Ciências. Alternância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.