(RE)PLANEJANDO AULAS DE CIÊNCIAS: O CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE GOIÂNIA

Autores

  • Aline Neves Vieira Santana Universidade Federal de Goiás
  • Marilda Shuvartz Universidade Federal de Goiás
  • José Firmino de Oliveira Neto Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.41933

Palavras-chave:

adolescentes em conflito com a lei, ensino de ciências, planejamento escolar.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como as aulas de Ciências são planejadas em um Centro de Atendimento Socioeducativo de Goiânia-GO, no qual se encontram adolescentes em conflito com a lei, privados e restritos de liberdade enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação. Com o intento de abarcar e subsidiar a compreensão de elementos que partem da vida cotidiana dos participantes, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento das aulas de Ciências com a professora da instituição. Mediante a construção dos planos de aula concluiu-se que as intencionalidades educativas expressas no planejamento das aulas bem como no seu desenvolvimento possibilitam os caminhos para condução do aprendizado, logo, deve-se resgatar no planejamento pedagógico das aulas o compromisso com as novas maneiras de apreender e fazer Ciências, ampliando as vivências cidadãs, as quais são pouco empregadas no contexto da instituição escolar.

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Biografia do Autor

Aline Neves Vieira Santana, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Orientadora de TCC da Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB) pela UFG. Compõe o Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI) na mesma instituição.

Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora adjunta no Instituto de Ciências Biologicas e no Mestrado de Educação em Ciências e Matemática, da UFG. Atua na Educação em Ciências e Meio Ambiente principalmente nas áreas educação ambiental, ensino de biologia e ciências e formação de professores.

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência em Botânica, com ênfase em anatomia vegetal, e em Educação, com enfoque para os processos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino e formação de professores.

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

SANTANA, A. N. V.; SHUVARTZ, M.; OLIVEIRA NETO, J. F. de. (RE)PLANEJANDO AULAS DE CIÊNCIAS: O CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE GOIÂNIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 447–464, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.41933. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41933. Acesso em: 2 maio. 2024.